A novela Juan Martín Lucero, que virou o ano e já dura uma semana, parece estar em um capítulo decisivo para o desfecho. O POVO apurou que o Fortaleza, por R$ 4,7 milhões (em torno de 900 mil dólares na cotação atual), acertou a contratação do atacante argentino junto ao Colo-Colo, do Chile
Antes da passagem de 2022 para 2023, o Tricolor já considerava o acordo encaminhado para ter o camisa 9 por três temporadas. Lucero treinou até 31 de dezembro na pré-temporada do Cacique, mas não retomou os trabalhos no novo ano e nem sequer viajou para a parte da preparação realizada na Argentina, na última segunda-feira, 2.
Na terça-feira, 3, a diretoria do clube chileno concedeu entrevista coletiva sobre o tema, confirmando que o centroavante avisou que não retornaria e que ele havia recebido proposta do Leão. O presidente Alfredo Stöhwing afirmou que o vínculo com Lucero, válido até o final de 2025, não tem multa rescisória e que iria "até as últimas consequências" para defender os "direitos com todo o peso da lei".
O estafe do argentino, por sua vez, entende que o contrato tem, sim, multa rescisória de 1 milhão de dólares (em torno de R$ 5,3 milhões) e que o pagamento é suficiente para tirá-lo do Colo-Colo. Em meio ao imbróglio, o Fortaleza se via respaldado juridicamente para concretizar a transferência sem sofrer qualquer sanção esportiva ou financeira.
Lucero já está em solo brasileiro, em Curitiba, e deve rumar para a capital cearense nos próximos dias para assinar contrato até o final de 2025. No Pici, o camisa 9 reforçará o setor ofensivo de Juan Pablo Vojvoda, que já conta com Thiago Galhardo, Silvio Romero, Moisés, Pedro Rocha, Romarinho, Depietri e Gustavo Coutinho.
Lucero já tinha sido alvo do Fortaleza no final de 2021, após se destacar pelo Veléz Sarsfield, da Argentina, onde marcou 18 gols em 62 partidas. O Tricolor chegou a avançar nas tratativas, mas o atacante optou pelo Colo-Colo, pelo qual acabou enfrentando o time do Pici na Copa Libertadores e balançou as redes.
Em 2022, o camisa 9 fez 39 jogos pelo time chileno e anotou 24 tentos, além de seis assistências para os companheiros.
Com informações de Lucas Mota
Fortaleza encaminha empréstimo do volante Fabrício Baiano ao Avaí
Fora dos planos da comissão técnica do Fortaleza para 2023, o volante Fabrício Baiano já encontrou novo destino no mercado da bola: o clube do Pici encaminhou o empréstimo do camisa 27 ao Avaí-SC até o final deste ano, apurou O POVO.
O jogador de 30 anos tem contrato até julho de 2024 com o Tricolor, que detém 70% dos direitos econômicos. Fabrício chegou ao Pici no decorrer de 2022, na janela de transferências do meio do ano, e entrou em campo cinco vezes, todas pelo Campeonato Brasileiro.
Sem espaço, nem se reapresentou no último dia 26 de dezembro para a pré-temporada e foi liberado para encontrar novo clube.
Comandado pelo ex-jogador Alex, o Leão da Ilha contará com o volante, que também atua como lateral-direito, na temporada em que buscará retornar à Série A.
Fabrício Baiano foi revelado pelo Vasco e também defendeu Novo Hamburgo, Macaé e Coritiba no futebol brasileiro no início da carreira. Em 2017, rumou para a Europa, onde defendeu Marítimo, de Portugal, e Gençlerbirligi e Caykur Rizespor, ambos da Turquia. No meio do ano passado, retornou ao Brasil.
Com as mudanças no elenco para a nova temporada, o Fortaleza também já acertou o empréstimo de outros atletas no mercado da bola.
O lateral-esquerdo Bruno Melo ampliou contrato até o final de 2024 com o Leão e foi cedido ao Goiás. O meia Matheus Vargas e o atacante Edinho defenderão o Sport. Já o também atacante Igor Torres seguiu para o Atlético-GO. O lateral-esquerdo Nathan disputará o Campeonato Mineiro pelo Athletic.