Maior ídolo da história do Vasco, Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite, foi velado no Estádio de São Januário ontem. A cerimônia foi aberta ao público, das 10 horas (de Brasília) até as 19 horas.
Ao longo deste período, diversos craques do futebol passaram pela casa cruzmaltina para se despedir do ex-jogador, como Acácio e Edmundo, que inclusive não conseguiu segurar as lágrimas.
O Animal chegou a fazer parceria com Dinamite em campo. Os dois foram campeões do Campeonato Carioca de 1992 pelo Vasco. O hoje comentarista comparou o sentimento de profunda tristeza pela morte do amigo com a partida de seu pai, que faleceu em 2010 após um AVC, aos 58 anos.
"Só quando meu pai faleceu eu senti a dor que estou sentindo desde ontem. Eu tive a felicidade de jogar com ele, último ano de carreira, conquistar um título e virar amigo. O que a gente pode fazer é estar perto da família", disse Edmundo.
Ídolo do Flamengo e adversário de Dinamite em diversas ocasiões, Zico foi aplaudido ao chegar no local.
"A dedicação como profissional, o comportamento, era um atleta completo. E eu tive o privilégio de tê-lo como amigo. Por quase 50 anos, atuamos pelo juvenil na mesma época, depois estreamos como profissionais no mesmo ano: 1971. Depois na seleção brasileira a amizade se fortaleceu. E nós juntos na Seleção nunca perdemos. E isso gratifica, porque conseguimos através dos clubes que a gente defendeu levar sempre mais de 100 mil torcedores para o Maracanã, sem precisar falar nenhuma besteira um para o outro. Acho que esse respeito é muito importante para nós que somos atletas", afirmou o Galinho.
Os presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da Ferj, Rubens Lopes, também estiveram no estádio para prestar homenagens, assim como o elenco e comissão técnica atual do Vasco, Cafu, Jorginho, Ricardo Gomes, Branco, Carlos Alberto, Felipe, Luis Castro, etc.
Roberto Dinamite faleceu no domingo, aos 68 anos. O ex-jogador lutava contra um câncer no intestino desde o fim de 2021, mas não resistiu à complicações do tumor. O próprio clube confirmou a informação em suas redes sociais.
Hoje, o velório continua para os familiares e seus convidados, em São Januário, das 9 horas às 10 horas, para uma cerimônia de corpo presente. Em seguida, o ídolo vascaíno será levado por um carro do Corpo de Bombeiros para o Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias, onde será sepultado ao lado de seus pais.
O Vasco decretou luto oficial de 7 dias em honra à Roberto Dinamite, quando as bandeiras do clube em todas as suas sedes estarão a meio mastro e suas equipes participarão de competições com a tarja negra de luto em seus uniformes.