O Campeonato Cearense de 2023 vai começar. Para esta temporada, a Federação Cearense de Futebol (FCF) alterou a fórmula de disputa do Estadual, com Ceará e Fortaleza participando desde a primeira fase. Além disso, a disposição de vagas para a Copa do Brasil de 2024 sofreu alterações.
Diferentemente das últimas cinco temporadas, o “Manjadinho” conta com a presença de Vovô e Leão desde o começo da competição, junto a Iguatu, Barbalha, Caucaia, Atlético-CE, Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Maracanã e Pacajus.
Os clubes estão divididos em dois grupos (A e B) com cinco integrantes cada. Vale destacar que os confrontos desta primeira fase são formados por equipes de chaves diferentes. Para servir de exemplo, o Fortaleza, que pertence ao grupo B, estreará contra o Iguatu, do grupo A, no duelo de abertura da competição.
As chaves estão divididas da seguinte forma: Atlético-CE, Barbalha, Caucaia, Ceará e Iguatu estão no grupo A; Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Maracanã e Pacajus pertencem ao B.
Após o fim da fase inicial, os primeiros colocados de cada grupo garantem vaga direto na semifinal da competição, enquanto os 2º e 3º lugares partem para as quartas de final.
No mata-mata, os confrontos são formados por equipes da mesma chave. Os duelos na etapa eliminatória serão disputados no formato de ida e volta. Não haverá vantagem de empate, fazendo necessária uma disputa de pênaltis em caso de igualdade no saldo de gols.
Os clubes que terminarem a primeira fase nas posições 4 e 5 de cada grupo disputarão um quadrangular de rebaixamento. A pontuação será zerada, e as duas piores equipes desta fase irão para a Série B do Campeonato Cearense em 2024.
Outra novidade implementada pela FCF para o Estadual de 2023 é a presença da Taça Pedro Basílio. O prêmio simbólico será entregue ao clube de melhor campanha, entre os dois grupos, na primeira fase da competição. Além disso, haverá o título de Campeão do Interior para o clube mais bem colocado que não seja sediado na Capital.
O Campeonato Cearense também serve como porta de entrada para competições de âmbito nacional e regional. Isso porque, por meio do Estadual, os clubes participantes podem garantir vaga na Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Nordeste.
No caso da Copa do Brasil, competição bastante valorizada pela parte financeira, apenas o campeão e o vice-campeão garantem a participação por meio do Cearense. Já para a Copa do Nordeste, o primeiro colocado do Estadual tem vaga direta na fase de grupos garantida.
Com relação à Série D do Campeonato Brasileiro, as três vagas serão destinadas aos clubes de melhor colocação na classificação geral do Campeonato Cearense de 2023, com exceção daqueles que já tiverem vagas garantidas nas Série A, B, C ou D do Brasileiro de 2024.
As partidas do Campeonato Cearense serão transmitidos das seguintes formas: a TV Cidade fará a transmissão na TV aberta, enquanto a DAZN passará os jogos via internet, além de disponibilizar um canal de pay-per-view em TVs por assinatura, chamado de "Nosso Futebol". O serviço de streaming custa R$ 34,90 por mês e terá seis jogos exclusivos na primeira fase do certame.