Logo O POVO+
A caminho do Grêmio, Vina se despede do Ceará; veja números
Esportes

A caminho do Grêmio, Vina se despede do Ceará; veja números

Camisa 29, que tem contrato com o Alvinegro até 2024, será emprestado ao Tricolor até o final desta temporada e se despede de Porangabuçu
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina disputou 168 jogos com a camisa alvinegra (Foto: Josimar Segundo/Ceará SC)
Foto: Josimar Segundo/Ceará SC Vina disputou 168 jogos com a camisa alvinegra

A saída de Vina do Ceará está próxima de ser concretizada. O meia publicou ontem, em suas redes sociais, mensagens em tom de despedida de Porangabuçu. A caminho do Grêmio, o jogador de 31 anos agradeceu a oportunidade de vestir a camisa alvinegra, tirou fotos com funcionários e fez uma declaração ao clube.

Em uma das publicações, Vina escreveu: “Te amo, Vovô”. Em outro post, o jogador disse: “Meu cantinho do agradecimento de ter tido a oportunidade de vestir essa camisa em todos os dias de treinamento”.

O Tricolor gaúcho acertou com o clube cearense a contratação do atleta. O meia chega a Porto Alegre por empréstimo até o final deste ano. Na última quarta-feira, 8, o empresário do atleta, André Cury, confirmara à ESPN a saída do meia do Ceará nesta janela de transferências.

Vina não foi relacionado para os últimos três jogos do escrete preto-e-branco na temporada. De acordo com o clube, o meia sentiu uma dor leve no púbis e, por isso, foi poupado de alguns treinamentos. Desta forma, ainda estaria se recondicionando fisicamente para ficar apto a entrar em campo.

Passagem de Vina pelo Ceará

Vina tem contrato com o Vovô até dezembro de 2024. Na atual temporada, o atleta de 31 anos disputou três dos seis jogos e cedeu uma assistência.

Desde 2020 no Alvinegro, o camisa 29 se tornou peça crucial no time. Para alguns, ganhou o status de ídolo devido as suas atuações e identificação com a torcida. No período, vestiu a camisa do Ceará em 168 oportunidades, marcando 46 gols e distribuindo 31 assistências.

Protagonista, o meia teve destaque, principalmente, em 2020. Em sua primeira temporada, ele foi eleito o melhor meia da Série A. Além disso, tornou-se o maior artilheiro da história do clube na era dos pontos corridos do Brasileirão.

Pelo Ceará, Vina se sagrou campeão invicto da Copa do Nordeste 2020 e ajudou o time a se classificar para a Copa Sul-Americana por dois anos consecutivos.

No entanto, também ficou marcado por episódios polêmicos, como a discussão com torcedores após a eliminação para o São Paulo na Copa Sul-Americana 2022 e expulsões por reclamações excessivas.

Experiente, Vina tem currículo extenso no futebol brasileiro. Foi revelado pelo Coritiba e depois passou por Joinville-SC, Londrina, Tupi, Esportivo-RS, Anápolis-GO, Náutico, Fluminense, Athletico-PR, Bahia e Atlético-MG antes de chegar a Porangabuçu. O camisa 29 chegou a abrir conversas com Vasco e Fluminense nesta janela, mas sem êxito.

Com João Pedro Oliveira

O que você achou desse conteúdo?