O Ceará goleou o Fluminense-PI com certa facilidade, na noite de ontem, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Mesmo com o gramado irregular do estádio Lindolfo Monteiro e a chuva que caiu em Teresina em dois momentos da partida, o Vovô soube aproveitar a fragilidade e os erros do adversário para criar muitas chances e vencer por 5 a 2.
A situação quase se resolveu por completo no primeiro tempo. Em 45 minutos, o Alvinegro finalizou 20 vezes, sendo a metade no gol, e converteu três. O placar do intervalo só não foi mais elástico porque o goleiro Jeferson fez muitas defesas. O time piauiense só finalizou duas vezes e somente uma levou perigo à meta alvinegra. Foi um chute de Janeudo, de longe, aos 44 minutos.
O Ceará encaixotava o Fluminense-PI no campo de defesa e conseguia recuperar muitas bolas próximo da grande área adversária, o que se transformava imediatamente em uma jogada ofensiva perigosa. Foi assim que Arthur Rezende abriu o placar, aos 7. Ele roubou a bola na intermediária, avançou e na meia-lua chutou de pé direito, mandando no canto esquerdo rasteiro da meta contrária.
O segundo gol saiu aos 20 minutos, de pênalti. A jogada foi de Vitor Gabriel, que recebeu uma bola no meio do campo, virou o corpo para o ataque e carregou a bola. Ele passou por três jogadores e foi derrubado pelo goleiro. O próprio atacante cobrou e converteu.
Houve uma segunda penalidade ainda na primeira etapa. O zagueiro Weverton derrubou Igor na grande área e o árbitro apontou para a cal. Guilherme Castilho foi para a cobrança e mandou para fora. O camisa 99 se redimiu depois, no entanto. Aos 37, Janderson fez um cruzamento rasteiro para a grande área e Victor Gabriel, de costas para a meta, rolou para trás. Castilho chegou batendo forte e venceu Jeferson, que chegou a tocar na bola.
O Vovô ainda desperdiçou chances com Erick, mais de uma, Janderson e com o próprio Vitor Gabriel.
Na volta do intervalo, os donos da casa fizeram três substituições, lançando Mateusão, Gabriel Vieira e Lucas Manga, e também mudaram de postura em campo. O Tricolor piauiense corrigiu os erros na saída de bola e começou a trocar passes no campo de ataque.
Logo aos 5 minutos, com bola parada, o Fluminense-PI diminuiu. Carlinhos cobrou à meia altura, houve desvio em Lucão e a bola entrou. O tento fez os donos da casa acreditarem mais em si e a darem um pouco de trabalho ao Ceará. Aos 13, Manga arriscou de longe e obrigou Aguilar a fazer uma defesa difícil.
Morínigo, técnico do Ceará, percebeu que havia perdido o controle da partida e resolveu mudar a partir dos 20 minutos. Promoveu a estreia de Warley e colocou Jean Carlos também para o jogo.
O Alvinegro voltou a atacar e em uma investida, Vitor Gabriel deixou de calcanhar para Erick, que recebeu e invadiu a área. Colômbia veio por trás e atropelou o jogador do Vovô. O árbitro marcou a terceira penalidade. O camisa 11 bateu e marcou o quarto gol.
A chuva voltou a cair forte. O jogo tinha ares de definido, mas ainda houve tempo para cada time marcar mais um tento. Aos 32, Gabriel Vieira, que havia saído do banco, conseguiu uma finalização na grande área, pela esquerda, e balançou a rede do Vovô.
Já aos 41, com dois jogadores que haviam entrado há pouco tempo, o Ceará ampliou. Léo Rafael deu passe para Jean Carlos, que entrava pelo meio, ele tirou o zagueiro da jogada com o domínio e bateu forte, para fechar o placar.
Fluminense-PI
4-4-2: Jefferson; Carlos Henrique (Colômbia), Lucão, Weverton e Rômulo (Lucas Manga); Maurício, Samuel (Matheus), Carlinhos e Janeudo; Nathan (Rian) e Bismark (Gabriel Vieira). Téc: Eduardo Santos
Ceará
4-2-3-1: Aguilar; Igor (Warley), Pagnussat (D. Barcelos), Lacerda e David Ricardo; Caique, A. Rezende; Erick (Hygor), Castilho (Jean Carlos) e Janderson (Léo Rafael); Vitor Gabriel. Téc: Gustavo Morínigo
Local: Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina/PI
Data: 22/2/2023
Árbtro: José Ricardo Lanranjeira/AL
Assistentes: Maxwell Rocha Silva/AL e Aldrin Freire Matias/AL
Cartões amarelos: Janeudo, Carlos Henrique, Lucão, Colômbia, Lucas Manga, Weverton e Eduardo Santos (FLU); Erick, Caíque e David Ricardo (CEA)
Gols: 7min/1T - Arthur Rezend; 20min/1T - Vitor Gabriel, 37min/1T - G. Castilho; 5min/2T - Lucão, 28min/2T - Erick; 32min/2T - Gabriel Vieira; 41min/2T - Jean Carlos