Uma vitória com um toque brasileiro, e com direito a virada em cima do Barcelona, incendiou o Old Trafford ontem, com os 2 a 1 do Manchester United diante do gigante espanhol. Fred empatou a partida no início do segundo tempo e coube ao atacante Antony garantir a vitória e classificação às oitavas de final da Liga Europa.
No confronto de ida, os dois times ficaram no empate de 2 a 2 no Camp Nou. Com o triunfo diante de sua torcida, o United agora mantém vivo o sonho de continuar brigando pelo título da competição europeia.
O Barcelona saiu em vantagem no marcador graças a um pênalti cometido pelo português Bruno Fernandes em Alex Balde. Com direito a paradinha, Lewandowski bateu à meia altura no canto direito. De Gea ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol do rival espanhol aos 16 minutos.
Mesmo jogando no Old Trafford, o Manchester não conseguiu encurralar o Barcelona, que mostrou um sistema de marcação efetivo e quase não foi ameaçado pelos donos da casa na etapa inicial. Na volta do intervalo, no entanto, Fred tratou de balançar a rede e deixar tudo igual.
Ele recebeu bom passe de Bruno Fernandes e foi rápido ao dominar a bola e executar o chute. O goleiro Ter Stegen não teve chance de fazer a defesa e, com o empate no primeiro minuto de segundo tempo, a partida ganhou velocidade por parte das duas equipes.
O gol deu outra dinâmica ao time da casa, que aumentou o ritmo e conseguiu encurralar a equipe espanhola em seu campo. As chances começaram a aparecer e, aos 27 minutos, os ingleses chegaram à virada com um belo gol de Antony.
Shaw iniciou a trama ofensiva com um toque de calcanhar. Garnacho e Fred tentaram a conclusão, mas foram travados. Antony chegou para pegar mais um rebote e, de primeira, mandou no canto, decretando a virada em pleno Old Trafford.
Com a virada assegurada, o Manchester passou a segurar o jogo e se fechou em seu campo para apostar nos contra-ataques. O Barcelona foi para o tudo ou nada em busca de um novo empate, mas, de forma desordenada, acabou amargando a derrota e a eliminação.
Em um dos jogos mais emocionantes da rodada de ontem da Liga Europa, o Bayer Leverkusen garantiu a sua classificação contra o Monaco nos pênaltis ao vencer a disputa por 4 a 2. Na penalidade que garantiu a vaga, Diaby bateu forte para vencer o goleiro Nübel e estufar a rede do time francês.
No histórico dos dois confrontos, só os visitantes foram eficientes neste cruzamento de alemães e franceses. Na Alemanha, o Monaco bateu o Bayer por 3 a 2, placar que se repetiu, desta vez em favor do Leverkusen, quando o confronto aconteceu na França.
Ao fim da disputa de pênaltis, a classificação às oitavas de final da Liga Europa foi bastante comemorada pelos jogadores alemães, que conseguiram devolver a derrota sofrida em casa e tiveram frieza para sacramentar a vaga nos pênaltis.
Em outro jogo da rodada da Liga Europa, o Union Berlín justificou o bom momento que vive no Campeonato alemão e bateu o Ajax por 3 a 1 jogando diante de sua torcida e cumprindo o objetivo da classificação. Após empate no jogo de ida, na Holanda, o triunfo colocou o time do técnico Urs Fischel nas oitavas de final do torneio.
No jogo, Knoche abriu o placar aos 20 minutos cobrando pênalti. Um erro do sistema defensivo do Ajax contribuiu para que os donos da casa ampliassem. O goleiro Rulli se atrapalhou em um chute despretensioso de Juranovic e viu a bola entrar mansamente no fundo da rede: 2 a 0 aos 44 minutos.
O Ajax descontou no início da volta do intervalo com Kudus aproveitando cruzamento de Berghuis. Na sequência, no entanto, Doekhi subiu mais que a marcação e, de cabeça, garantiu a vitória e uma classificação tranquila.
A Roma, que também entrou pressionada pela derrota de 1 a 0 no jogo de ida, recebeu o RB Salzburg e aplicou um 2 a 0 no rival, garantindo a permanência no torneio europeu para a festa dos torcedores que foram ao estádio.
Andrea Belotti abriu o caminho da vitória ao completar de cabeça, uma bola alçada na área: 1 a 0 aos 33 minutos. O juiz consultou o VAR para revisar o lance, mas na sequência confirmou o gol do time romano. O Salzburg ainda se recuperava do gol sofrido quando levou o segundo. Dybala acertou um belo voleio dentro da área e aumentou a vantagem aos 40 minutos da etapa inicial.
No segundo tempo, a equipe conseguiu cadenciar o ritmo do jogo e controlou o rival durante os últimos 45 minutos, conseguindo o objetivo de manter a vantagem de dois gols e se garantir na sequência do torneio.
Também pela rodada de ontem, Rennes e Shaktar Donetsk entraram em campo pelo jogo de volta das oitavas de final, mas a definição só aconteceu na disputa de pênaltis. Depois de perder o confronto de ida, na Ucrânia por 2 a 1, o time francês derrotou o rival pelo mesmo placar ao final da prorrogação. Nos pênaltis, Kelsy cobrou a penalidade que definiu a classificação em favor do time ucraniano.
No tempo normal, o Rennes venceu por 1 a 0 com um gol de Ekambi após assistência de Gouiri no início do segundo tempo. Na prorrogação, Doku deu boa assistência para Ibrahim Salah chutar no canto e fazer 2 a 0 no primeiro minuto após a volta do intervalo. No último minuto, o Shaktar descontou com um gol contra de Belocian quando a torcida francesa já festejava a classificação.
Nos pênaltis, Doku, Melling e Ugochukwu perderam para o Rennes, enquanto Bondar, e Sikan desperdiçaram suas cobranças pelo Shaktar. Cobrando com extrema categoria, Kelsy bateu com tranquilidade e garantiu a vaga para o time ucraniano.
Comandada por Di María, a Juventus garantiu classificação para as oitavas de final ao vencer o Nantes por 3 a 0, ontem, no Stade de la Beaujoire. Depois de empatar o confronto de ida, em Turim por 1 a 1, desta vez a equipe italiana mostrou a sua superioridade e contou com a categoria do jogador argentino, que marcou todos os gols da partida.
Embalado por ter conseguido segurar a Juventus em Turim, o Nantes mal teve tempo de montar a sua estratégia. Logo aos cinco minutos, Di María acertou um lindo chute por cobertura e já colocou os italianos em vantagem no marcador. Com a obrigação de buscar o empate desde o início, o Nantes adiantou o time, mas passou a dar espaços em sua defesa.
Depois de perder duas boas chances com Pedro Chirivella e Ludovic Blas, o time da casa acabou punido pela falta de tranquilidade. Pallois colocou a mão na bola dentro da área após outra bela infiltração do argentino. Di María bateu s penalidde com categoria e fez o seu segundo gol no jogo: 2 a 0 aos 19 minutos.
Dono do confronto e senhor do time, Di María seguiu comandando as ações ofensivas. Aos 32 minutos, em um lance confuso na área, ele mostrou oportunismo para, num toque de cabeça, coroar o seu desempenho com mais uma bola na rede: 3 a 0. O lance precisou da checagem do VAR, mas o terceiro gol foi confirmado na sequência.
No outro jogo da rodada, o Sporting também carimbou a sua vaga às oitavas de final ao derrotar o Midtjylland por 4 a 0, na Arena Herning. Após tropeçar no jogo de ida e ficar no empate de 1 a 1, o time português conseguiu encaixar a marcação e surpreendeu os donos da casa.
O primeiro gol foi marcado pelo zagueiro Coates aos 21 minutos. Após bola alçada na área, ele se livrou da marcação e, de cabeça, colocou o Sporting à frente do placar. Preocupado em garantir a vantagem, o Sporting passou a apostar nos contra-ataques e passou a ser ameaçado pelo rival dinamarquês. Mas foi na volta do intervalo que o jogo foi definido.
Decisivo, Pedro Gonçalves garantiu o triunfo marcando mais duas vezes. No primeiro dominou a bola e arriscou um arremate de meia distância para fazer 2 a 0 aos cinco minutos. Já na segunda metade da etapa complementar, avançou com liberdade, não recebeu marcação e definiu com precisão para fazer mais um. No fim do jogo, o time português ainda fez mais um. Gartenmannn tentou tirar o perigo, se atrapalhou com a bola e acabou fazendo gol contra.
Já o Sevilla, que abriu uma boa vantagem ao vencer o jogo de ida sobre o PSV por 3 a 0, na Espanha, atuou como regulamento debaixo do braço para garantir a vaga nas oitavas. Mesmo com a derrota de 2 a 0 ontem, o time espanhol volta para casa classificado.
De Jong abriu o placar aos 32 minutos do segundo tempo e acendeu uma chama de esperança para os torcedores holandeses que foram ao estádio. Para dar mais emoção, o português Fabio Silva aumentou nos acréscimos. No entanto, já não havia tempo para mais nada já que o juiz encerrou o duelo na sequência.