Logo O POVO+
Com gols e assistências, Erick assume papel de protagonista do Ceará em 2023
Esportes

Com gols e assistências, Erick assume papel de protagonista do Ceará em 2023

Jogador com maior número de participações diretas em tentos do Vovô, o atacante espantou a má impressão causada nos últimos dois anos e tornou-se peça crucial de Gustavo Morínigo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Erick ocupa vice-artilharia do Vovô na temporada (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Erick ocupa vice-artilharia do Vovô na temporada

Entre os principais destaques do Ceará neste início de temporada, Erick tem assumido um papel que não conseguiu nos anos anteriores pelo clube: ser protagonista. Com atuações decisivas e ótimos números, o atacante é peça crucial para o ótimo momento ofensivo que o Alvinegro de Porangabuçu vive.

A evolução de Erick com a camisa preto-e-branco é nítida. Mesmo com 34 jogos a menos do que fez em 2022, o atacante já superou, neste ano, o seu número de participações diretas em gols pelo Vovô. Ao todo, em nove partidas, foram quatro tentos marcados e cinco assistências cedidas — ultrapassando com folgas a marca da última temporada, quando balançou as redes cinco vezes e deu duas assistências.

Ou seja, dos 25 gols que o Ceará fez em 2023, 36% tiveram contribuição de Erick, número que o coloca como o jogador do elenco alvinegro com o maior número de participações diretas em tentos do time. Além disso, o camisa 11 divide a vice-artilharia com Jean Carlos, atrás somente de Guilherme Castilho, que soma cinco bolas na rede.

Os dribles também estão sendo um quesito de destaque de Erick. Na Copa do Nordeste, por exemplo, o atleta de 25 anos é o segundo melhor do ranking entre todos os jogadores que disputam o torneio, com 11 fintas bem sucedidas em cinco embates, atrás apenas de Janderson, que soma 18.

Considerando os últimos cinco jogos do escrete preto-e-branco, o impacto de Erick nas conquistas dos bons resultados fica ainda mais claro. Neste recorte, o atacante teve participação em seis dos 13 gols marcados pela equipe, com três tentos e três assistências entre confrontos do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste — o que representa 46% de contribuição.

Um detalhe importante é que essas participações não foram concentradas em um ou dois duelos. Pelo contrário: em todas cinco partidas houve alguma contribuição de Erick. Contra o Fortaleza, pelo Estadual, e diante de CRB e Fluminense-PI, pelo Nordestão, o atacante marcou gols. Perante Sport e Sampaio Corrêa-MA, também pelo certame regional, foram três assistências no total. Nesta sequência, o Vovô conquistou quatro vitórias e um empate.

Cenário diferente dos últimos anos

Melhor fisicamente e com mais confiança para arriscar jogadas, Erick vem afastando a má impressão das performances abaixo das expectativas dos anos anteriores. Em 2021 e 2022, o atacante sofreu com lesões e não conseguiu se firmar entre os titulares, o que consequentemente prejudicou seu desempenho.

“Quando eu cheguei no Ceará, em 2021, não tive tempo para fazer a pré-temporada. Em 2022 fui atrapalhado por algumas lesões, mas em 2023 eu tive o tempo necessário para cuidar melhor do meu corpo e fazer a pré-temporada corretamente. Os gols e assistências aparecem com maior frequência e agora é continuar trabalhando forte para manter esse ritmo e seguir ajudando a equipe”, disse o atacante.

O que você achou desse conteúdo?