O Ferroviário garantiu classificação para a segunda fase da Copa do Brasil na tarde de ontem. Jogando no Estádio do Trabalhador, no interior do Rio de Janeiro, o time coral venceu o Resende-RJ por 2 a 1, com gols de Alisson e Ciel.
O experiente atacante, a propósito, foi decisivo no triunfo cearense: deu a assistência em cobrança de falta para o companheiro balançar as redes e depois deixou sua marca, chegando ao nono tento em 2023.
Com a vaga assegurada, o Tubarão da Barra do Ceará embolsa R$ 900 mil pela classificação. Anteriormente, a equipe já havia faturado R$ 750 mil pela participação no torneio. Agora, enfrentará o vencedor do confronto entre Campinense-PB e Grêmio-RS, que medem forças hoje, às 20 horas, em jogo único, no Mané Garrincha, em Brasília. Os gaúchos têm a vantagem do empate para avançar de fase.
Apesar de jogar fora dos seus domínios, a equipe coral tomou as rédeas da partida desde os minutos iniciais contra um adversário em baixa após quatro derrotas consecutivas no Campeonato Carioca.
Logo no primeiro minuto, o time treinado por Paulinho Kobayashi já levou perigo. Após boa troca de passes, Erick Pulga até tentou, mas finalizou em cima do defensor do Gigante do Vale.
Depois, foi a vez do meio-campista Felipe Guedes finalizar forte para boa defesa do goleiro Jefferson. Com boa organização e ímpeto ofensivo, o Ferroviário seguiu controlando a partida até conseguir abrir o placar, aos 18 minutos.
Em cobrança de falta, o centroavante Ciel lançou a bola na área e o zagueiro Alisson aproveitou para cabecear em direção à meta adversária, deixando o Tubarão com vantagem no Estádio do Trabalhador.
Após o gol coral, o Resende conseguiu construir um bom lance em contra-ataque com Vinicius Balloteli. Na ocasião, o atacante finalizou e a bola passou perto do gol do time cearense.
No entanto, mesmo com o Gigante do Vale tentando chegar ao ataque, foi o Tubarão que aproveitou a chance que teve. Em grande jogada de Erick Pulga pela esquerda, a bola foi cruzada para área, e Ciel chutou travado. Em seguida, Deizinho deixou para o camisa 99 novamente, que estufou as redes.
Com vantagem no placar, a equipe coral administrou a partida até o apito do árbitro para encerrar a primeira etapa.
Já no segundo tempo, a postura adotada pelo Ferroviário foi semelhante. O Resende, por sua vez, lançou-se mais ao ataque, já que precisava virar a partida para conquistar a classificação — o Ferrão tinha a vantagem do empate pelo regulamento. Os lances mais perigosos do time mandante foram produzidos pelo atacante Igor Bolt, que entrou no intervalo do jogo.
O jogador, inclusive, diminuiu o placar aos 22 minutos. Após receber a bola na entrada da área, o camisa 10 bateu firme para vencer o goleiro Douglas Dias. Com o gol, o Gigante do Vale cresceu no jogo, mas esbarrou na boa organização defensiva do time coral e não conseguiu empatar.
Resende-RJ
4-4-2: Jefferson Luis; Medina, Hiago, Rayne e Kaique; Dener (Moretti), Khevin Fraga, William (Igor Bolt); Léo Pedro (Léo Itaperuna), Bismarck (Geovani) e Balloteli (Wallace). Téc: Sandro Sargentim
Ferroviário
4-3-3: Douglas Dias; Negueba (Roni Lobo), Alisson, Éder Lima e Mattheus Silva; Vinícius Paulista (Edgar), Lincoln e Felipe Guedes; Deizinho (Kiuan), Erick Pulga (Juninho Quixadá) e Ciel (Thiaguinho). Téc: Paulinho Kobayashi
Local: Estádio do Trabalhador, em Resende/RJ
Data: 28/2/2023
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior/MG
Assistentes: Guilherme Dias Camilo-Fifa/MG e Marcyano da Silva Vicente/MG
Cartões amarelos: Léo Pedro e Kaique (RES); Douglas Dias, Roni Lobo e Ciel (FAC)
Gols: Alisson, aos 18, e Ciel, aos 30min/1T (FAC); Igor Bolt, aos 22min/2T (RES)
Em alta no Ferroviário, Ciel está entre artilheiros do Brasil em 2023
Autor do gol da vitória do Ferroviário sobre o Resende-RJ, por 2 a 1, pela Copa do Brasil, o atacante Ciel chegou ao nono gol na temporada e é um dos artilheiros do país em 2023.
Lelê, do Volta Redonda-RJ; Wallace Pernambucano, do América-RN, somam dez tentos cada e estão à frente do camisa 99 do Tubarão, aparecendo entre os principais goleadores do futebol brasileiro. Gabigol e Pedro, ambos do Flamengo-RJ, também têm lugar nas primeiras posições da lista.
Titular absoluto e presente em todos os compromissos do time da Barra do Ceará nesta temporada, Ciel balançou as redes contra Barbalha (três vezes), Caucaia e Iguatu, pelo Campeonato Cearense; Ceará (duas vezes) e ABC-RN, pela Copa do Nordeste; além do Resende, pela Copa do Brasil.
Contra o time do Rio de Janeiro, além do gol marcado, Ciel deu assistência para o primeiro tento, sendo a segunda dele com a camisa coral. Nas últimas quatro temporadas, o atacante que hoje possui 40 anos marcou mais que 18 gols por ano.
"O mais importante é que a gente conseguiu o nosso objetivo, que era a classificação. Não importa quem faça o gol. Uma cobrança de falta belíssima, que a gente treina e busca sempre aperfeiçoar, e o Alisson fez o gol, o segundo eu fiz, e conseguimos essa vitória", disse o experiente atacante.