Uma das principais contratações do Fortaleza para a temporada 2023, o atacante argentino Juan Martín Lucero começa a mostrar o porquê do Tricolor ter insistido na vinda dele mesmo com todo o problema jurídico entre o jogador e o Colo-Colo-CHI.
Receber a camisa 9 foi o símbolo do quanto a diretoria do Leão via nele potencial de ser a referência do clube. As primeiras atuações, no entanto, não foram como todos esperavam. Lucero viveu quatro partidas de jejum e com atuações bem discretas, apesar de ter sido autor de uma assistência na estreia. À medida que ganhou entrosamento, o argentino foi se soltando e, com 11 partidas disputadas, já briga pela artilharia do Fortaleza.
Foram cinco gols marcados por Lucero nos últimos sete jogos. Deles, três saíram com o jogador atuando na condição de titular. Uma característica comum a todos os tentos feitos pelo argentino até aqui é a presença na grande ou pequena área. Ele se posiciona bem e costuma dar apenas um toque para mandar a bola para a rede.
Foi assim contra o CSA-AL e o Náutico-PE na Copa do Nordeste, em um dos dois tentos feitos sobre o Deportivo Maldonado-URU, pela Libertadores da América; e na recente partida de ida pela semifinal do Campeonato Cearense, contra o Ferroviário.
Apenas o quarto gol sobre o Maldonado exigiu mais que um toque na bola de Lucero, e o atacante demonstrou frieza e visão de jogo. Ele foi lançado em profundidade e, dentro da área, protegeu a bola do goleiro, girou e mandou no outro lado da meta, que estava aberta.
El Gato, apelido que ganhou no futebol sul-americano, também tem se mostrado um bom jogador para tabelas na entrada da área, movimenta-se bastante na intermediária e ainda é uma opção de bola aérea no ataque.
Atualmente, Lucero só perde para Thiago Galhardo em quantidade de gols marcados (7 a 5). Em minutagem entre os atacantes do time, fica atrás apenas do mesmo jogador. Já são 552 minutos jogados, mas o camisa 9 ainda não se firmou como titular — ele briga pelo espaço com o próprio Galhardo —, apesar de pedir passagem.
O técnico Juan Pablo Vojvoda já testou Lucero ao lado do compatriota Silvio Romero em campo e os dois conseguiram dividir o espaço. O treinador, portanto, pode achar uma formação para usar El Gato e Galhardo de início.
A próxima partida do Fortaleza no calendário é pela Libertadores e Lucero ainda não teve oportunidade de começar como titular no torneio internacional. Como o Tricolor teve certa dificuldade com o Cerro Porteño na partida de ida, é possível que Vojvoda faça alterações na equipe e o argentino, até pela experiência que possui na competição, tem chance de ganhar espaço. Ele seguirá com a delegação para Assunção na tarde de hoje, em voo fretado e direto.
Fortaleza pode ter até quatro laterais como baixa para enfrentar o Cerro Porteño
O Fortaleza deve enfrentar o Cerro Porteño-PAR, em Assunção, na partida de volta pela fase 3 da Libertadores, bastante desfalcado nas laterais. O último boletim médico divulgado pelo clube mostrou que Dudu, Tinga, Lucas Esteves e Bruno Pacheco estão sob cuidados médicos.
As situações mais complicadas são as de Dudu e Esteves, que tratam edema e estiramento, respectivamente, na coxa esquerda. Quanto a Tinga, foi poupado do Clássico das Cores, pelo Campeonato Cearense, devido a uma contratura muscular, mas o clube não detalhou a gravidade do problema.
Bruno Pacheco é, em tese, o lateral com mais condições de se recuperar a tempo da segunda partida contra o Cerro. Ele ficou de fora da partida contra o Ferroviário por um quadro viral. Ainda assim, é tratado como dúvida. O zagueiro Ceballos está na mesma situação.
Apesar de fragilizar o Tricolor, mesmo que todas essas peças não consigam ganhar condições de jogo, o time tem atletas no elenco que pode executar a função. Yago Pikachu, por exemplo, é lateral-direito de origem, e poderia atuar como tal. Pela esquerda, o argentino Brítez despontaria como solução.
Na base da improvisação, atletas como os maias Sammuel e Lucas Crispim também tem condições de atuar nas laterais. Outra opção para Vojvoda seria jogar em um esquema com três zagueiros e trabalhar com alas. Neste caso, até o volante Hércules poderia ser aproveitado na posição.
O elenco do Fortaleza ganhou folga ontem, mas os atletas lesionados foram ao centro de excelência Alcides Santos para seguir tratamento. O time se reapresenta às 9 horas de hoje e no turno da tarde embarca em voo fretado e direto para o Paraguai.