Logo O POVO+
Com cinco gols nos últimos sete jogos, Lucero pede passagem no Fortaleza
Esportes

Com cinco gols nos últimos sete jogos, Lucero pede passagem no Fortaleza

Atacante argentino já briga pela artilharia do Leão com seu principal concorrente, Thiago Galhardo. Os gols do El Gato costumam ser marcados na grande área e com apenas um toque
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Juan Martín Lucero
 (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Juan Martín Lucero

Uma das principais contratações do Fortaleza para a temporada 2023, o atacante argentino Juan Martín Lucero começa a mostrar o porquê do Tricolor ter insistido na vinda dele mesmo com todo o problema jurídico entre o jogador e o Colo-Colo-CHI.

Receber a camisa 9 foi o símbolo do quanto a diretoria do Leão via nele potencial de ser a referência do clube. As primeiras atuações, no entanto, não foram como todos esperavam. Lucero viveu quatro partidas de jejum e com atuações bem discretas, apesar de ter sido autor de uma assistência na estreia. À medida que ganhou entrosamento, o argentino foi se soltando e, com 11 partidas disputadas, já briga pela artilharia do Fortaleza.

Foram cinco gols marcados por Lucero nos últimos sete jogos. Deles, três saíram com o jogador atuando na condição de titular. Uma característica comum a todos os tentos feitos pelo argentino até aqui é a presença na grande ou pequena área. Ele se posiciona bem e costuma dar apenas um toque para mandar a bola para a rede.

Foi assim contra o CSA-AL e o Náutico-PE na Copa do Nordeste, em um dos dois tentos feitos sobre o Deportivo Maldonado-URU, pela Libertadores da América; e na recente partida de ida pela semifinal do Campeonato Cearense, contra o Ferroviário.

Apenas o quarto gol sobre o Maldonado exigiu mais que um toque na bola de Lucero, e o atacante demonstrou frieza e visão de jogo. Ele foi lançado em profundidade e, dentro da área, protegeu a bola do goleiro, girou e mandou no outro lado da meta, que estava aberta.

El Gato, apelido que ganhou no futebol sul-americano, também tem se mostrado um bom jogador para tabelas na entrada da área, movimenta-se bastante na intermediária e ainda é uma opção de bola aérea no ataque.

Atualmente, Lucero só perde para Thiago Galhardo em quantidade de gols marcados (7 a 5). Em minutagem entre os atacantes do time, fica atrás apenas do mesmo jogador. Já são 552 minutos jogados, mas o camisa 9 ainda não se firmou como titular — ele briga pelo espaço com o próprio Galhardo —, apesar de pedir passagem.

O técnico Juan Pablo Vojvoda já testou Lucero ao lado do compatriota Silvio Romero em campo e os dois conseguiram dividir o espaço. O treinador, portanto, pode achar uma formação para usar El Gato e Galhardo de início.

A próxima partida do Fortaleza no calendário é pela Libertadores e Lucero ainda não teve oportunidade de começar como titular no torneio internacional. Como o Tricolor teve certa dificuldade com o Cerro Porteño na partida de ida, é possível que Vojvoda faça alterações na equipe e o argentino, até pela experiência que possui na competição, tem chance de ganhar espaço. Ele seguirá com a delegação para Assunção na tarde de hoje, em voo fretado e direto.

Lateral-esquerdo Bruno Pacheco no jogo Bahia x Fortaleza, na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste 2023
Lateral-esquerdo Bruno Pacheco no jogo Bahia x Fortaleza, na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste 2023

Fortaleza pode ter até quatro laterais como baixa para enfrentar o Cerro Porteño

O Fortaleza deve enfrentar o Cerro Porteño-PAR, em Assunção, na partida de volta pela fase 3 da Libertadores, bastante desfalcado nas laterais. O último boletim médico divulgado pelo clube mostrou que Dudu, Tinga, Lucas Esteves e Bruno Pacheco estão sob cuidados médicos.

As situações mais complicadas são as de Dudu e Esteves, que tratam edema e estiramento, respectivamente, na coxa esquerda. Quanto a Tinga, foi poupado do Clássico das Cores, pelo Campeonato Cearense, devido a uma contratura muscular, mas o clube não detalhou a gravidade do problema.

Bruno Pacheco é, em tese, o lateral com mais condições de se recuperar a tempo da segunda partida contra o Cerro. Ele ficou de fora da partida contra o Ferroviário por um quadro viral. Ainda assim, é tratado como dúvida. O zagueiro Ceballos está na mesma situação.

Apesar de fragilizar o Tricolor, mesmo que todas essas peças não consigam ganhar condições de jogo, o time tem atletas no elenco que pode executar a função. Yago Pikachu, por exemplo, é lateral-direito de origem, e poderia atuar como tal. Pela esquerda, o argentino Brítez despontaria como solução.

Na base da improvisação, atletas como os maias Sammuel e Lucas Crispim também tem condições de atuar nas laterais. Outra opção para Vojvoda seria jogar em um esquema com três zagueiros e trabalhar com alas. Neste caso, até o volante Hércules poderia ser aproveitado na posição.

O elenco do Fortaleza ganhou folga ontem, mas os atletas lesionados foram ao centro de excelência Alcides Santos para seguir tratamento. O time se reapresenta às 9 horas de hoje e no turno da tarde embarca em voo fretado e direto para o Paraguai.

O que você achou desse conteúdo?