Logo O POVO+
Fortaleza goleia Ferroviário e enfrenta Ceará na decisão do Campeonato Cearense 2023
Esportes

Fortaleza goleia Ferroviário e enfrenta Ceará na decisão do Campeonato Cearense 2023

Lucero, Caio Alexandre, Calebe e Silvio Romero balançaram as redes diante do Tubarão, que atuou com um jogador a menos a partir dos 26 minutos após expulsão de Éder Lima
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Leão construiu placar elástico diante do Tubarão (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Leão construiu placar elástico diante do Tubarão

O Fortaleza está na final do Campeonato Cearense 2023. O Leão bateu o Ferroviário com uma goleada por 4 a 0 ontem. O jogo teve em destaque não somente os gols marcados por Lucero, Caio Alexandre, Calebe e Silvio Romero, mas também a atuação do VAR Light.

A tecnologia foi decisiva ao sinalizar falta de Éder Lima, que foi expulso, em cima do camisa 9 tricolor. O Leão abriu o placar e, com a vantagem numérica, construiu o placar elástico.

A caminho da busca pelo pentacampeonato estadual, o Leão do Pici iniciou o embate dando ritmo ao jogo. A equipe não era efetiva, no entanto, na criação de oportunidades de gol, muito pela marcação adotada pelo Tubarão da Barra. A equipe comandada por Paulinho Kobayashi adotava a estratégia do contra-ataque em velocidade, mas na primeira oportunidade que o time teve para finalizar, com um bela chegada de Erick Pulga, Deizinho não conseguiu receber a bola de maneira a finalizar.

Quando passou a ser mais efetivo no ataque, o Fortaleza parou nas mãos de Douglas Dias, como nas chegadas de Galhardo e Hércules. Tudo mudou, no entanto, aos 26 minutos.

Em um contra-ataque, Lucero foi tocado nas costas por Éder Lima. Inicialmente, o árbitro César Magalhães amarelou o jogador do Pici por simulação, mas o cenário mudou após ele ser chamado pelo VAR. Ao analisar imagens, ele sinalizou pênalti do jogador do Tubarão, que foi expulso, e marcou penalidade máxima para o Tricolor. Com uma forte cobrança, Lucero abriu o placar. 

Contrariado, o Ferroviário passou a tentar ir ao ataque e empurrar o Fortaleza para a defesa. A equipe da Barra seguia, no entanto, falhando na construção de finalizações. 

A tentativa de dominar o jogo também fez com que o Tubarão ficasse exposto. Foi diante de uma frouxa marcação que Caio Alexandre, aos 45, ampliou o marcador, fazendo com que o Tricolor fosse para o intervalo com uma grande vantagem.  

No segundo tempo, antes mesmo de o Ferroviário tentar esboçar qualquer reação, o Fortaleza voltou a ampliar o placar. Calebe, que já havia criado grandes oportunidades na primeira etapa, marcou no primeiro minuto.

Com três tentos de desvantagem, o Tubarão passou a se resguardar mais, enquanto o Fortaleza cresceu ofensivamente. O Leão era parado pela boa atuação do goleiro Douglas Dias, mas Silvio Romero conseguiu vencer a luta contra o goleiro aos 23 minutos, marcando o quarto da goleada tricolor. O camisa 18 ainda colocou uma bola na trave em um cabeceio quatro minutos depois. 

No restante do jogo, a única preocupação do Fortaleza até o apito final ficou por conta de Sammuel. Minutos após entrar em campo na segunda etapa, o atleta se lesionou e deixou o estádio de maca, podendo ser desfalques para os próximos jogos.

O Tricolor do Pici faz a final do Campeonato Cearense 2023 diante do Ceará. Será a 14ª vez no século XXI que Leão e Vovô decidem quem levanta a taça do Estadual.

Fortaleza 4x0 Ferroviário

Fortaleza
4-4-2: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco (Júnior Santos); Hércules (Welison), Caio Alexandre, Calebe e Pochettino (Sammuel); Lucero (Romero) e Thiago Galhardo (Yago Pikachu). Téc: Vojvoda

Ferroviário
4-3-3: Douglas Dias; Rodrigo Negueba (Fabão), Roni Lobo, Éder Lima e Mattheus Silva; Lincoln, Felipe Guedes e Thiaguinho (Juninho Quixadá); Deizinho, Ciel (Thalisson) e Erick Pulga (Kiuan). Téc: Paulinho Kobayashi

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 19/3/2023
Árbitro: César Magalhães
Assistentes: Renan Aguiar e Zaqueu Eleutério Linhares
Cartão vermelho: Éder Lima (FER)
Cartões amarelos: Hércules, Bruno Pacheco e Thiago Galhardo (FOR); Deizinho (FER)
Gols: Lucero, aos 33, e Caio Alexandre, aos 48min/1T, Calebe, a 1min, e Romero, aos 23min/2T
Público e renda: 26.229 presentes/R$ 244.148,00

O que você achou desse conteúdo?