O Fortaleza iniciou a Série A 2023 somando um ponto dentro de casa ao empatar pelo placar de 1 a 1 com o Internacional, em partida disputada na Arena Castelão, na noite de ontem. Os gols da partida foram marcados já no segundo tempo: Wanderson abriu o placar para os visitantes, e Moisés deixou tudo igual no marcador.
Em um primeiro tempo morno, tricolores e colorados alternavam o controle da partida. Ambas as equipes tiveram momentos de destaque, mas pecavam no momento de definição dos lances.
Logo aos oito minutos, em cobrança de falta de Calebe, o Leão teve sua primeira oportunidade de abrir o placar, mas o goleiro John voou para salvar a equipe gaúcha. Somente após 15 minutos de bola rolando os donos da casa aumentaram a intensidade. Calebe e Moisés passaram a ser mais acionados, o que trouxe mais dinâmica ao jogo proposto pelo Leão do Pici. Entretanto, o time seguia falhando na conclusão das jogadas.
Aos 24 minutos, o Internacional passou a apresentar um maior volume de jogo. Com a bola nos pés, os gaúchos tentavam achar espaços na defesa tricolor, mas falhavam na transição final entre o meio-campo e a linha de ataque. A bola aérea se tornou uma opção para os colorados, que chegaram a assustar em cabeçada de Alemão.
Já próximo do fim do primeiro tempo, John salvou o Inter mais uma vez. Após cruzamento de Tinga, Galhardo e Sasha se enrolaram na área, já caído, o camisa 91 chutou para o gol, mas viu o goleiro adversário defender a bola em cima da linha. O lance ainda resultou na contusão do atacante tricolor, que foi substituído por Pochettino.
Logo no início do segundo tempo, os dois times apresentaram uma postura diferente em relação à primeira metade da partida. Em apenas 6 minutos, o Fortaleza assustou John duas vezes, após as finalizações de Pochettino e Calebe.
O Internacional também mostrou suas valências após o intervalo. Logo aos oito minutos, Alan Patrick acionou Wanderson pela esquerda, que invadiu a área e chutou colocado no canto esquerdo de Fernando Miguel, que nada pôde fazer para evitar o gol colorado.
Quando os gaúchos ainda comemoravam a abertura do placar, Moisés deixou tudo igual, três minutos depois. Após cobrança de escanteio, o goleiro John afastou mal, a bola sobrou para Tinga, que achou o zagueiro Brítez dentro da área, e o argentino ajeitou para Moisés chutar forte no meio do gol.
Com a igualdade no placar, o Fortaleza adotou uma postura cada vez mais ofensiva. Em busca da virada, Vojvoda colocou em campo Pikachu, Romero e Guilherme. Por outro lado, o Internacional mostrava-se satisfeito com o empate. Com as linhas compactadas, os gaúchos se defendiam e tentavam surpreender o Leão nos contra-ataques.
Com um Fortaleza mais incisivo, John passou a ser um dos destaques da partida. O arqueiro colorado fez, pelo menos, três grandes defesas para garantir o empate. O zagueiro Rodrigo Moledo também foi peça-chave na equipe de Mano Menezes. Com dez minutos de acréscimos na segunda etapa, o Fortaleza tentou até o último minuto achar o gol que garantiria uma vitória na estreia do Brasileirão. O último lance do jogo saiu dos pés de Pikachu, que, em cobrança de falta, levou perigo à meta colorada, mas não foi capaz de tirar a igualdade no placar.
O Leão agora volta as suas atenções para a Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira, 20, o Fortaleza vai a Buenos Aires enfrentar o San Lorenzo-ARG, às 20 horas. Já a segunda rodada do Campeonato Brasileiro está agendada para o próximo domingo, 23, quando o Tricolor do Pici visitará o Coritiba, às 18h30min.
Fortaleza
4-3-3: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Hércules) e Calebe (Pikachu); Moisés (Guilherme), Lucero (Romero) e Thiago Galhardo (Pochettino). Téc: Vojvoda
Internacional
4-4-2: John; Igor Gomes (Rômulo), Vitão, Moledo e Renê; Gabriel Baralhas, Jhonny (Gustavo Campanharo), Wanderson (Lucca) e Alan Patrick (Carlos de Pena); Pedro Henrique (Jean Dias) e Alemão. Téc: Mano Menezes
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 15/4/2023
Árbitra: Edina Alves Batista-Fifa/SP
Assistentes: Neuza Inês Back-Fifa/SP e Fabrini Bevilaqua Costa-Fifa/SP
Gols: 8min/2T - Wanderson (INT); 11min/2T- Moisés (FOR)
Carrtões amarelos: Brítez e Guilherme (FOR); Rodrigo Moledo (INT)
Público e renda: 30.191 presentes/R$ 284.099,00