O caminho até o tricampeonato do Ceará foi trilhado por dois técnicos. O paraguaio Gustavo Morínigo treinou o Vovô em 11 jogos dos 12 disputados na competição. Eduardo Barroca chegou para o segundo e decisão duelo e chefiou a equipe na conquista do título.
O trajeto até a conquista da taça não foi fácil, no entanto. A primeira partida do Vovô não teve a presença do paraguaio no banco de reservas por um imbróglio burocrático e acabou com derrota em 3 a 0 pelo Ferroviário.
Com a regularização acertada nas rodadas seguintes, a equipe passou a somar os primeiros pontos. Em casa, o Ceará venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 e, dez dias depois, foi a vez de superar o Sport por 3 a 2. Fora de casa, o primeiro empate ocorreu diante do CRB-AL por 1 a 1.
Na quinta rodada, a primeira goleada veio. Sem muita dificuldade, a equipe superou o Fluminense-PI fora de casa por 5 a 2. Em seguida, ocorreu um dos embates mais importantes para o Vovô na primeira fase: o Clássico-Rei. Na Arena Castelão, a equipe de Morínigo superou o Fortaleza por 2 a 0. A segunda derrota da campanha veio em seguida: o Vovô foi superado em 2 a 0 pelo Vitória.
A equipe fechou a chave de grupos com chave de ouro. Voltando ao PV, o Alvinegro de Porangabuçu venceu o Atlético-BA por 3 a 1 e finalizou a primeira fase na liderança do chaveamento B.
Na segunda fase, diante do Sergipe, o Vovô fez 3 a 1 para garantir a classificação. Nas semifinais, um novo Clássico-Rei. Disputada, a partida terminou em 3 a 2 para o Vovô.
Foi entre as finais que tudo mudou. Na primeira partida, o Ceará venceu o Sport por 2 a 1. Antes de somar a vantagem, o Alvinegro de Porangabuçu iniciou a Série B com o pé esquerdo: derrotas diante de Ituano e Guarani-SP.
Somando-se à pouca vantagem construída para o jogo de volta do Nordestão, a diretoria avaliou que Morínigo poderia não suprir a necessidade do time de subir para a Série B. Com isso, o técnico acabou sendo demitido.
Barroca chegou antes da segunda final. Dando um novo gás ao clube, o treinador ajudou a equipe a somar o primeiro triunfo da Série B. No segundo jogo da decisão contra o Rubro-Negro, viu o time perder no tempo normal por 1 a 0, mas se recuperar nas penalidades e garantir o triunfo para carimbar o título.