Logo O POVO+
Bia Haddad é campeã de duplas no Masters Madrid e entra no top 10
Esportes

Bia Haddad é campeã de duplas no Masters Madrid e entra no top 10

O feito levou a brasileira, número 1 do país, ao top 10 do ranking mundial de duplas. Ela conquista o primeiro título de nível 1000 de sua carreira, recuperando-se do vice-campeonato, também nas duplas, em Indian Wells
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bia Haddad é campeã de duplas do Masters 1000 de Madrid ao lado de Victoria Azarenka (Foto: JULIAN FINNEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Foto: JULIAN FINNEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP Bia Haddad é campeã de duplas do Masters 1000 de Madrid ao lado de Victoria Azarenka

Um dia para comemorar. Beatriz Haddad Maia e a belarussa Victoria Azarenka conquistaram o WTA 1000 de Madrid, na manhã de ontem (horário de Brasília). O triunfo por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, foi sobre a dupla formada pelas americanas Jessica Pegula e Coco Gauff, em uma hora e seis minutos de partida.

O feito levou a brasileira, número 1 do país, ao top 10 do ranking mundial de duplas. Ela conquista o primeiro título de nível 1000 de sua carreira, recuperando-se do vice-campeonato, também nas duplas, em Indian Wells. Victoria Azarenka, por sua vez, conquistou o seu nono título de duplas.

"Muito feliz pelo título e pelo top-10 de duplas, mas mais feliz ainda pela forma como atuei. Consegui jogar o meu jogo e me impor nos momentos importantes. Estou bastante contente em como encarei as partidas durante toda a semana. Muito bom também aprender e compartilhar essas semanas com a Vika, que é uma jogadora grande que tem uma mentalidade muito bacana e uma atitude muito legal nos momentos importantes da partida. Por fim, gostaria de dedicar o título à minha madrinha Teté, a Telma, que faz aniversário hoje e é uma pessoa muito especial na minha vida", disse a brasileira.

Jéssica Pegula é a terceira do ranking do WTA, enquanto Coco Gauff é a quarta. Esse retrospecto deu a dupla o favoritismo na briga pelo troféu disputado ontem, em Madrid. Porém, tudo mudou quando a partida começou, já que Bia Haddad e Victoria Azarenka fizeram uma partida de altíssimo nível.

Bia Haddad e Victoria Azarenka tiveram um alto índice de aproveitamento nos saques e nas devoluções. Quebraram ainda três dos cinco serviços possíveis no primeiro set. Em menos de 20 minutos, já estava 5 a 1. E não demoraram para confirmar a vitória.

As americanas, dupla número 1 do mundo, voltaram em outro ritmo no segundo set e chegaram a abrir 4 a 2. Mas a brasileira e a bielorrussa não se abateram, reagiram e empataram por 4 a 4. Bia Haddad e Azarenka não perderam mais nenhum game e confirmaram o set por 6 a 4.

ALCARAZ CAMPEÃO

Defensor do título do Masters 1000 de Madrid, Carlos Alcaraz também esteve em quadra neste domingo e tornou-se bicampeão ao superar o alemão Jan-Lennard Struff, responsável pela eliminação grego Stefanos Tsitsipas nas quartas de final e protagonista de uma grande campanha como lucky loser. O fenômeno espanhol de 20 anos recém-completados garantiu a conquista com um triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, após viver momentos de dificuldade na partida.

O triunfo acrescenta o quinto troféu de um torneio de nível 1000 à prateleira de Alcaraz, que se junta ao compatriota Rafael Nadal na lista de únicos tenistas campeões consecutivos do Masters de Madrid. Atual número 2 dois do mundo, o jovem tenista termina o campeonato a apenas cinco pontos de distância do líder do ranking, Novak Djokovic.

Alcaraz deve assumir a liderança após disputar a primeira rodada do Masters 1000 de Roma, torneio do qual Djokovic é o atual campeão. Diante deste cenário, o sérvio tem pontos a defender, diferentemente do espanhol, que tem 10 pontos garantidos mesmo se perder a partida de estreia. Com isso, Alcaraz deve chegar à disputa de Roland Garros como número 1 do mundo.

"Para mim é tão, tão especial levantar o troféu aqui em Madrid, no meu país", disse o tenista de 20 anos após a conquista do título. "É sempre especial jogar e poder fazer um bom resultado aqui. Ser campeão é tão especial, diante da minha torcida, minha família, minha amigos, todos perto de mim. Para mim, é um sentimento especial que nunca vou esquecer", concluiu.

A conquista veio após algumas doses de sofrimento. Depois de quebrar o saque do adversário logo no game inicial do primeiro set e abrir 2 a 0, Alcaraz cedeu o empate ao ter o serviço quebrado e ainda permitiu a virada por 3 a 2, mas reagiu e fechou a parcial em 6/4. No set seguinte, foi dominado por Struff, que venceu os três primeiros games de forma rápida, com quebra no segundo.

Alcaraz venceu o quarto e diminuiu. Em seguida, contudo, o game mais longo do set terminou com vitórias do alemão. A situação foi administrada por Struff e a parcial fechou em 6/3, forçando o set derradeiro. Após as oscilações, Alcaraz foi mais consistente e conseguiu o título ao bater o duro adversário por 6/3,

O que você achou desse conteúdo?