O meio-campista Jean Carlos, titular na vitória do Ceará contra o Tombense-MG por 2 a 0, no último sábado, 13, fez o segundo jogo entre os 11 iniciais com Eduardo Barroca e segue em busca de se firmar no time alvinegro. O armador foi anunciado como reforço do Vovô em dezembro de 2022, após três temporadas no Náutico-PE.
O atleta já realizou 22 jogos em 2023 e começou jogando nove vezes, sendo duas com o recém-chegado Barroca. O meia tem quatro gols e uma assistência no ano. Seu último tento foi anotado em fevereiro, contra o Fluminense-PI, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Desde então, acumula 12 confrontos sem marcar ou dar assistência.
Antes da troca de treinador, o último duelo como titular havia sido em março, contra o Vitória-BA, pela fase de grupos do Nordestão. A única partida completa no ano foi contra o Atlético-BA, na mesma fase do torneio regional. O jogador não chegou a se firmar no time com Gustavo Morínigo, que costumava utilizá-lo como opção para a segunda etapa dos jogos.
O camisa 10 ficou no banco durante o embate de ida da final da Copa do Nordeste, contra o Sport-PE, ainda com o paraguaio à frente do time. Na volta, no Recife, já sob comando de Barroca, entrou no segundo tempo e contribuiu para o título ao converter o segundo pênalti alvinegro na disputa.
Com o novo treinador, o atleta atuou nas últimas quatro partidas disputadas. Contra o Sport, as participações ficaram concentradas na defesa e na zona intermediária do campo, já que o Alvinegro foi pressionado pelo adversário durante quase todo o duelo. No ataque, apareceu mais do meio para a direita.
Titular no empate em 0 a 0 contra a Ponte Preta-SP no jogo seguinte, Jean Carlos apareceu mais pelo lado direito do ataque do Vovô e finalizou duas vezes para fora. Na derrota por 2 a 0 para o Vitória, saiu do banco e novamente foi mais acionado do meio para o lado direito.
No triunfo contra o Tombense-MG, o armador começou jogando e realizou quase todas as suas ações pelo lado esquerdo do ataque. Foram três passes decisivos e uma grande chance criada no duelo contra os mineiros, de acordo com o SofaScore. Neste embate, Chay ocupou o corredor ofensivo direito.
Outro nome que disputa posição no meio-campo é Guilherme Castilho, que foi titular contra Sport e Vitória e ainda não começou jogando junto com Jean Carlos nos últimos quatro jogos. Na equipe de Barroca, o camisa 99 tem atuado mais saindo do meio para a esquerda, o que ocorreu contra o Vitória, por exemplo.
Em março, Jean Carlos chegou a falar sobre a disputa com Castilho, que vinha sendo titular na época. “Tive um bom começo, acho que as oportunidades que tive, eu soube aproveitar, mas o Castilho está muito bem, vale ressaltar isso; todo o sucesso do mundo para ele”, falou o camisa 10.
Em coletiva realizada após o título da Copa do Nordeste, Barroca destacou a força do elenco ao observar os atletas que começariam no banco e citou Jean Carlos como uma opção de muito valor. “Uma história espetacular em outros clubes e que foi desejo de diversos clubes no país”, disse ele sobre o meia.
Nicolas diz que Ceará deve "saber estudar" Criciúma por vitória na Série B
O Ceará segue a preparação para o próximo jogo pela Série B. O Vovô enfrentará o vice-líder Criciúma, que está invicto na competição, com quatro vitórias e dois empates. Em coletiva ontem, o atacante Nicolas destacou que o grupo alvinegro deve "saber estudar" o adversário para conseguir conquistar os pontos desejados fora de casa.
"Muito trabalho e concentração. A gente vai atrás da vitória, mas a equipe do Criciúma é muito boa, competente, e a gente tem que saber lidar com isso. Sabemos que terão momentos de pressão e também de domínio nosso na partida. Eu acredito que vai ser assim. É saber estudar bem o adversário, ver o que o professor vai falar para nós. Ele já tem passado algumas coisas e irá nos passar mais, e é se preparar para não sermos surpreendidos", projetou.
Criciúma e Ceará se enfrentam no próximo domingo, 21, às 15h30min, no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Após a vitória diante do Tombense-MG, o time comandado por Barroca tem a semana inteira para se preparar para a partida, um ponto que foi comemorado por Nicolas.
"A gente iniciou essa semana na segunda-feira e o jogo é só no domingo, então faz a diferença. É bacana porque você conhece mais, eu preciso conhecer mais do clube, da cidade, dos companheiros, e isso vai ajudar bastante. Acredito que não só a mim, mas a todo o elenco nesse processo de trabalho", celebrou o camisa 9.
Um dos motivos para Nicolas prever um jogo difícil diante do Criciúma é o fato de o Ceará jogar fora de casa, diante de um clube que vive um bom momento do campeonato e deve contar com o apoio da torcida.
"Sempre foi difícil (jogar contra o Criciúma). É uma torcida muito participativa, eles costumam dizer que é o caldeirão deles lá, que tem que ser respeitado. É um clube com muita história, torcedor vai a campo, torce, participa do jogo, mas a gente tá muito bem acostumado com isso. Quem melhor que nós para falar de torcida. Estamos acostumados com isso. Vamos lá forte. Sabemos da importância do resultado", poderou o atacante.