O Fortaleza não colecionou bons resultados durante sua sequência de partidas fora de casa. Em três jogos como visitante, no intervalo de uma semana, o Tricolor perdeu duas, para Palmeiras e América-MG, e empatou outra, com o Grêmio.
A consequência desses resultados foi uma queda do Fortaleza na classificação da Série A e praticamente uma desclassificação na Copa do Brasil — precisa reverter um placar de 3 a 0 contra o Palmeiras. Além disso, o Leão vive um jejum de vitórias de cinco jogos. Na Série A, especificamente, são quatro partidas consecutivas sem triunfo.
O técnico Juan Pablo Vojvoda amenizou a situação atual do clube, na coletiva concedida após a derrota para o América-MG, então lanterna do Campeonato Brasileiro, por 2 a 1, no sábado, 20. “É a primeira partida que perdemos no Brasileirão. É verdade que perdemos na Copa do Brasil e temos duas partidas consecutivas, fora de casa, perdidas. É ter a capacidade de resiliência, que esse grupo tem. Temos jogadores para recuperar, atletas que estão em Fortaleza fazendo sua recuperação e com todo elenco vamos reverter esse pequeno momento", disse.
De fato, peças importantes do elenco do Fortaleza estão no departamento médico, como Thiago Galhardo, que trata uma pubalgia, Bruno Pacheco, com trauma no pé esquerdo; Benevenuto com edema na coxa direito e o goleiro Fernando Miguel, com estiramento ligamentar no joelho esquerdo. Contra o Coelho, o zagueiro Titi também desfalcou o Tricolor, pois foi liberado por conta do nascimento da filha.
Não se sabe quais dessas peças vão estar recuperadas até quinta-feira, quando o Fortaleza volta a jogar, diante do San Lorenzo, pela Sul-Americana, mas é provável que até sábado, diante do Vasco, pela Série A, que é onde o time precisa voltar a pontuar, pelo menos metade ganhe condição de jogo.
Outro fator favorável ao Leão daqui pra frente será o Castelão. Serão duas semanas consecutivas com partidas diante do seu torcedor. Além de San Lorenzo e Vasco, nesta semana, o Tricolor ainda jogará em casa contra o Palmeiras, em 31 de maio, e Bahia, no dia 3 de junho. O primeiro confronto é válido pelo jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil. Na ida, o Leão perdeu por 3 a 0 e, por isso, pode ter time alternativo diante do Verdão. Já contra a equipe baiana a expectativa é de força máxima.
"Vamos melhorar o que temos que melhorar, confiar em nosso time, nosso elenco, em nosso trabalho, Eu confio, estou muito forte para isso, porque passamos momentos muito mais complicados e, como no passado, temos um grupo que vai responder", garante Vojvoda.