Com um primeiro tempo avassalador, o Ceará superou o Londrina na noite de ontem e conquistou a terceira vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Willian Maranhão, Erick e Jean Carlos, o Vovô venceu o time paranaense por 3 a 1, no Estádio do Café-PR, pela oitava rodada da competição.
A vitória sobre o Tubarão garantiu ao Vovô a presença na primeira página da tabela de classificação, ou seja, entre os dez primeiros colocados. Agora, a equipe de Eduardo Barroca soma quatro vitórias, um empate, três derrotas e 13 pontos somados.
Além disso, o Alvinegro voltou a vencer três jogos consecutivos — superou Tombense e Criciúma anteriormente — após quase dois meses. A última vez que isso havia acontecido nesta temporada fora entre os dias 18 e 29 de março, quando o Ceará ganhou quatro vezes seguidas, superando Iguatu, Atlético-BA, Sergipe e Fortaleza.
O Ceará não deu tempo para o adversário se estabelecer em campo e logo abriu o placar. Com apenas dois minutos, Chay cruzou no segundo pau, onde estava Jean Carlos. O meia arrumou para Willian Maranhão, que chutou forte e estufou as redes.
À vontade em campo, o Vovô não se deu por satisfeito e seguiu marcando presença no campo de ataque. O resultado disso foi mais um gol dos cearenses: aos 16, Erick tentou tocar para Nicolas, mas a defesa cortou; na sobra, o próprio camisa 11 dominou, arriscou de fora da área, e a bola entrou no canto esquerdo de Lucas Frigeri.
A primeira defesa do arqueiro alvinegro aconteceu apenas na reta final do primeiro tempo. Aos 30 minutos, Jatobá aproveitou a sobra da bola dentro da área e chutou de bico. Bruno Ferreira reagiu rápido e defendeu com o pé para impedir o primeiro gol dos mandantes.
O Vovô ainda conseguiu marcar mais um gol na etapa inicial, aos 36 minutos. Após triangulação na lateral do campo, Chay foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Jean Carlos. O meia, livre dentro da grande área, teve o trabalho de apenas empurrar a bola para o fundo das redes.
Com a larga vantagem criada no placar, o Ceará retornou do intervalo com uma postura diferente. Os comandados de Eduardo Barroca passaram a ficar menos tempo com a posse de bola, enquanto o Londrina permanecia mais tempo no campo de ataque.
Mesmo com mais dificuldades no segundo tempo, em relação aos primeiros 45 minutos, o Ceará detinha o controle da partida. Prova disso é que o Londrina não conseguia furar a defesa alvinegra e levar perigo ao gol de Bruno Ferreira. O primeiro lance de maior perigo aconteceu aos 12 minutos, em chute de Iago Dias, que a bola passou ao lado do gol.
Antes de terminar o jogo, os donos da casa conseguiram marcar o gol de honra. Aos 48 minutos, o atacante Clinton conseguiu superar o goleiro Bruno Ferreira com um chute cruzado.
Londrina-PR
4-3-3: Lucas Frigeri; Léo, Gabriel, Patrick Marcelino e Gustavo Salomão; Carlos Jatobá (Natham), João Paulo e Diego Jardel (Iago Dias); Paulinho Moccellin (Clinton), Vinicius Barata (Vitor Feijão) e Matheus Lucas (Caio Mancha). Téc: Edson Vieira
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Caíque, Lacerda, Luiz Otávio e Danilo Barcelos; Richardson, Willian Maranhão (Arthur Rezende) e Chay (Castilho); Jean Carlos (Luvannor), Erick (Hygor) e Nícolas (Janderson). Tec: Eduardo Barroca
Local: Estádio do Café, em Londrina/PR
Data: 24/5/2023
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa/DF
Assistentes: José Reinaldo Nascimento Júnior/DF e Lehi Sousa Silva/DF
Cartões amarelos: Paulinho Mocellin, Natham e Vitor Feijão (LON)
Gols: 2min/1T - Willian Maranhão; 16min/1T - Erick; 36min/1T - Jean Carlos (CEA); 49min/2T - Clinton (LON)