O Ceará conquistou diante do Atlético-GO uma vitória que pode ser de grande valor para a equipe na Série B do Brasileirão. Ao bater o Dragão por 3 a 0 na noite de ontem, com gols de Vitor Gabriel, Erick e Guilherme Castilho, o Vovô chegou aos 19 pontos. Assim, o time segue próximo do G-4 da competição nacional e aguarda os resultados do complemento da rodada.
Para além dos pontos, a equipe comandada por Barroca apresentou no estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), um futebol convincente. Sem a posse de bola nos minutos iniciais, o grupo soube tornar o comando do Atlético-GO inerte e, quando chegou ao gol, soube ser seguro. Bastou uma finalização para que balançasse as redes, aos 14 minutos, com Vitor Gabriel.
Após o tento, o Alvinegro de Porangabuçu conseguiu respiro para ter mais a bola, muito embora o adversário soubesse, em alguns momentos, envolver o time para o meio de campo. Tendo mais a posse, o Vovô continuou a ser mais determinado e seguiu criando grandes oportunidades. Aos 28 minutos, Vitor Gabriel teve a chance de ampliar o placar com uma cabeçada, mas o goleiro Ronaldo defendeu. O arqueiro do Dragão também se destacou nos minutos finais da primeira etapa quando defendeu outras chances criadas pelos alvinegros.
Se no primeiro tempo o Ceará finalizou, mas marcou apenas um gol, nos primeiros instantes da segunda etapa o atacante Erick resolveu. Aos 24 segundos, o camisa 11 recebeu passe de Vitor Gabriel ampliou a vantagem do Vovô, mas o Atlético-GO não esmoreceu.
Como tem sido tendência nos jogos do Alvinegro, com a equipe recuando mais na segunda etapa, o Dragão teve o maior predomínio. Além da posse de bola, a equipe conseguiu demonstrar mais força ofensiva, criando maiores oportunidades de gol. Quando Richard não defendia, era a defesa do Alvinegro quem impedia que o grupo balançasse as redes.
Do outro lado do campo, o Ceará tentava se aproveitar dos contra-ataques para resolver o placar, mas, um pouco mais cansado, tinha menos força ofensiva se comparado ao primeiro tempo. Mesmo assim, conseguiu complementar o marcador com Guilherme Castilho, de pênalti, aos 39 minutos. Com essa vitória, o Vovô ainda sustenta os bons resultados recentes como visitante, tendo a melhor campanha fora de casa da competição, ao lado de Vitória e Novorizontino.
Sob o comando de Eduardo Barroca, o Alvinegro de Porangabuçu somou cinco vitórias nos últimos seis jogos. Esses pontos somados são primordiais para a meta do clube de se aproximar das primeiras posições da tabela o mais rápido possível.
O Ceará volta a campo no próximo sábado, 10, quando recebe o CRB na Arena Castelão, às 19h30min, pela Série B. As vendas dos ingressos, assim como os check-ins para sócios-torcedores, já estão disponíveis de forma online e nas lojas Vozão.
Atlético-GO
4-3-3: Ronaldo; Renan Silva, Emerson Santos, Heron e Jefferson; Renato (Matheus Régis), Bruno Tubarão (Rhaldney) e Shaylon; Kelvin, Gustavo Coutinho (Daniel) e Luiz Fernando (David Braga). Téc: Alberto Valentim
Ceará
4-2-3-1: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Lacerda (Léo Santos) e David Ricardo; Zé Ricardo (Jonathan) e Arthur Rezende; Jean Carlos (Janderson), Chay (G. Castilho) e Erick; Vitor Gabriel (Nicolas). Téc: Eduardo Barroca
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia/GO
Data: 6/6/2023
Árbitro: Matheus Delgado Candançan/SP
Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho/SP e Daniel Luis Marques/SP
Gols: 14min/1T - Vitor Gabriel; 1min/2T - Erick e 39min/2T - Guilherme Castilho
Cartões amarelos: Rhaldney (ACG); Zé Ricardo (CSC)