Restando alguns dias para o início da janela de transferência de julho, o Ceará preferiu se antecipar às movimentações do mercado da bola. Em busca de reforços, o departamento de futebol do Alvinegro de Porangabuçu tem concentrado suas investidas iniciais em atletas de clubes da Série A do Brasileirão. Orejuela, do São Paulo, e Guilherme Bissoli, do Athletico-PR, foram os primeiros alvos.
A estratégia do Vovô tem sido seduzir atletas com pouco espaço em seus times na elite nacional. Com Orejuela, por exemplo, o poder de convencimento da diretoria alvinegra foi eficaz e a negociação teve desfecho positivo: empréstimo até o final da temporada junto ao São Paulo. Lateral-direito de origem, o colombiano também pode atuar como zagueiro caso seja necessário.
O atleta de 27 anos possui vínculo com o Tricolor Paulista até março de 2025 e chega ao Ceará sem opção de compra fixada — o salário será dividido entre os dois clubes. No Vovô, o colombiano terá a concorrência de outros três jogadores que compõem a mesma faixa do campo: Michel Macedo, recuperado de lesão, Warley e Caíque, volante que frequentemente é improvisado como lateral-direito.
Na atual temporada, o lateral retornou ao São Paulo após período emprestado ao Athletico-PR, mas não conquistou espaço e disputou apenas oito jogos, sem marcar gols ou assistências. A janela de transferências do meio deste ano será iniciada no dia 3 de julho e permanecerá aberta até 2 de agosto, ou seja, Orejuela precisará esperar alguns dias para poder ser regularizado e estrear pelo Vovô.
Para o setor ofensivo, o alvo atual do Ceará é o atacante Guilherme Bissoli, de 25 anos, que pertence ao Athletico-PR. A diretoria do Alvinegro oficializou o interesse ao Furacão por um contrato de empréstimo até o fim deste ano, mas o clube paranaense recusou. Existe possibilidade de rescisão com os paranaenses para chegar a Porangabuçu em definitivo.
Apesar do aceno negativo do Athletico-PR, o Ceará segue tentando fechar o negócio. Sem espaço no clube paranaense, Bissoli vem treinando separado do elenco por decisão da comissão técnica e ainda não participou de nenhum jogo pelo Rubro-Negro na atual temporada.
Na última temporada, Bissoli viveu a melhor fase da carreira pelo Avaí, pelo qual marcou 14 gols em 32 jogos pela Série A do Brasileiro. O número o colocou entre os maiores goleadores da competição, atrás apenas de Cano, Pedro Raul e Calleri.
Mesmo que não tenha entrado em campo em 2023, a boa perspectiva técnica apresentada pelo atleta no último ano transmite confiança para a diretoria alvinegra de que o atacante qualificará o elenco na Série B. O fato dele ter trabalhado com Eduardo Barroca no Avaí também pesa a favor.
No Instagram, Guilherme Bissoli seguiu o perfil oficial do Vovô, assim como outras páginas relacionadas ao clube alvinegro, e criou um verdadeiro alvoroço entre os torcedores do clube de Porangabuçu, que encheram o atleta com diversas mensagens positivas.