As negociações entre Erick e Ceará seguem a todo vapor. O POVO apurou que a diretoria alvinegra apresentou uma nova oferta ao atacante, ampliando a valorização salarial e o tempo de contrato de dois para três anos. A proposta está nas mãos do atleta, e a situação pode ser definida nos próximos dias.
Erick é o principal jogador do Ceará, artilheiro com 12 gols e líder em assistências com 11, e está valorizado no mercado. O atual vínculo contratual com o clube do Porangabuçu vai até o fim de 2023. Desta forma, o atleta pode assinar um pré-contrato a partir de julho com qualquer equipe para se transferir em 2024.
A diretoria alvinegra tem se mostrado confiante nos bastidores pela permanência do atacante de 25 anos. Em entrevista exclusiva ao programa As Frias do Sérgio, da Rádio O POVO CBN, o executivo de Futebol do Ceará, Juliano Camargo, expôs que o próprio Erick tem o desejo de ficar em Porangabuçu.
“É um jogador fundamental para nós. Ele está muito bem, ele quer renovar e nós queremos. O João Paulo não está medindo esforços para isso e eles estão conversando. Espero que isso se resolva o quanto antes, não tem muito o que eu falar nesse aspecto, pois não saiu nada oficializado de renovação ou não, mas não estamos medindo esforços para que consiga resolver isso o quanto antes", comentou Juliano.
Embora possa assinar um pré-contrato, Erick só pode sair do Alvinegro em 2023 por duas opções. Uma é se um clube interessado aceitar pagar a multa rescisória do atleta, considerada elevada tanto para o mercado nacional quanto internacional.
Internamente, os dirigentes não acreditam que vá aparecer uma equipe disposta a pagar os valores previstos de multa rescisória faltando seis meses para o contrato do atacante se encerrar. Até o momento não chegou nenhuma proposta oficial por Erick na mesa da diretoria do Ceará.
A outra opção é se chegar uma oferta intermediária que agrade a diretoria do Vovô. Vale lembrar que o Ceará investiu 400 mil euros em julho de 2021 (cerca de R$ 2,44 milhões na cotação na época) para comprar o jogador em definitivo. O valor envolvido na transação faz de Erick a sétima maior contratação do clube do Porangabuçu.
O jogador pernambucano demorou para se tornar uma peça importante na equipe. Quando chegou no decorrer da temporada de 2021, o atleta teve dificuldades para encaixar no time comandado por Guto Ferreira e, posteriormente, Tiago Nunes. Ele atuou em 16 partidas, sendo apenas seis como titular, e não marcou nenhum gol.
Em 2022, ano terrível desportivamente para o clube, que terminou com o rebaixamento, Erick também não conseguiu emplacar entre os titulares. O Vovô teve quatro treinadores — Tiago Nunes, Dorival Júnior, Marquinhos Santos e Lucho González —, e o atacante não ganhou sequência com nenhum dos comandantes. Ele disputou 43 jogos, 19 como titular, marcou cinco gols e deu duas assistências.
Depois de uma reformulação no elenco com o rebaixamento para a Série B, o atacante permaneceu e se tornou o jogador mais decisivo do escrete alvinegro. O camisa 11 é o atleta com mais participações diretas em gols, com 12 tentos e 11 assistências em 32 partidas.
O ponta foi fundamental na campanha até o tri na Copa do Nordeste. Ele atuou em 11 dos 12 jogos do time na competição, deu três assistências e marcou cinco gols, dois deles no mata-mata.
Erick também se destacou nos Clássicos-Rei disputados neste ano. Dos cinco confrontos, o atacante balançou as redes quatro vezes. Vale destacar os tentos nos embates mais decisivos, na semifinal do Nordestão vencida pelo Ceará, e no segundo jogo da final do Cearense, que terminou empatada em 2 a 2, e o Fortaleza se sagrou pentacampeão.
Anunciado pelo Ceará, Orejuela inicia treinos: "Um dos grandes clubes do Brasil"
O Ceará oficializou a contratação do lateral-direito Orejuela na manhã de ontem. Com contrato por empréstimo junto ao São Paulo até abril de 2024, o atleta já esteve nas instalações do CT de Porangabuçu.
“Fiquei muito feliz com a procura e o desfecho positivo. O Ceará é um dos grandes clubes do Brasil. Fui muito bem recebido aqui na minha chegada e eu espero contribuir ao máximo com esse apoio e entregar o meu melhor todos os dias para ajudar o clube a voltar para onde merece”, disse ao site oficial do clube.
O jogador de 27 anos já realizou os primeiros testes físicos e treinará com o restante do grupo até a abertura da janela de transferência, no dia 3 de julho. A partir desta data, poderá ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ficar à disposição do técnico Eduardo Barroca.
O lateral prometeu muito esforço em busca do acesso à elite do futebol nacional e exaltou a torcida alvinegra. “Eu já joguei aqui contra o Ceará e pude sentir a força da torcida. É um time com uma massa apaixonada que enche o estádio, empurra o time independentemente da situação e isso ajuda os jogadores dentro de campo. Agora eu quero sentir esse apoio ao meu lado”, ressaltou.
Com vínculo até abril de 2024, o salário do atleta será dividido entre Alvinegro e Tricolor Paulista, conforme apurado pelo O POVO. O time cearense informou que a negociação não envolveu atletas do elenco do clube.