Logo O POVO+
Marcelo Paz explica modelo de SAF para o Fortaleza em plenária aberta ao público
Esportes

Marcelo Paz explica modelo de SAF para o Fortaleza em plenária aberta ao público

Diretoria tricolor não tem objetivo de vencer ações do clube. A cúpula pensa em apenas sair do modelo associativo para SAF
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marcelo Paz fez a apresentação ao público (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Marcelo Paz fez a apresentação ao público

Com o objetivo de mostrar ao torcedor como pretende implementar a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Fortaleza realizou na noite de ontem uma plenária aberta ao torcedor e à imprensa, na na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), para explanar as ideias que a diretoria tricolor possui.

Na ocasião, dentre sócios e conselheiros, o presidente do Leão, Marcelo Paz, explicou os principais pontos da Fortaleza SAF. Em primeiro lugar, o mandatário rechaçou a possibilidade da venda de ações do tricolor neste momento, ao contrário do que se imaginou inicialmente — o clube projetava vender de 10 a 15%.

“Não é porque virou SAF que vai ter a melhor gestão. Tem uma ideia a grosso modo que as pessoas acham que virar SAF é vender o clube ou parte das ações, não é o que estamos fazendo. Tem um exemplo muito claro de quem já fez o que estamos propondo agora: o América-MG. Eles são SAF há muito tempo e não venderam nada de ação. Havíamos falado com a diretoria de que iríamos vender de 10% a 15%. Agora, não queremos vender nada. Queremos sair do modelo associativo e ir para o modelo de SAF”, afirmou.

“A ideia é criar o Fortaleza SAF, que vai ficar dentro do Fortaleza Esporte Clube. Todos os ativos ligados ao futebol profissional, de base e feminino, passam para a SAF. Gestão dos contratos profissionais passam para a SAF. Direitos federativos dos jogadores passam para a SAF. Direito de participação em competições internacionais e nacionais passa para estar dentro da SAF. Tudo que for ligado ao futebol passaria a estar gerenciado dentro da SAF, que é do Fortaleza. A SAF não é um instrumento alheio, ela é do Fortaleza”, comentou, explicando sobre como será o investimento na parte do futebol.

A ideia de criação da SAF no Pici é tornar, dentre outros fatores, o escrete vermelho-azul-e-branco mais competitivo nas competições. O dirigente fez questão de deixar esse ponto evidenciado, justificando-a pelas alterações que o futebol brasileiro passa, com as criações de outras SAFs.

“Ganhar jogos, ganhar competições e ser um clube que dê orgulho ao seu torcedor. Todo mundo sabe como o penta vinha sendo tentado e nós conseguimos, mas precisamos nos manter competitivos, porque o futebol está passando por uma grande efervescência, uma grande mudança e quem não se adapta fica para trás. Se não fizermos o correto, podem ter dificuldade no futuro”, pontuou.

A grande novidade do evento foi justamente a abertura para os torcedores. Ao O POVO, o torcedor Raul Soares, 28, falou que a ocasião serviu para esclarecer dúvidas que tinha. “O modelo de SAF do Fortaleza é diferente. É de suma importância a diretoria ter aberto ao público, ter conversado. Foi muito esclarecedor. Saio satisfeito e fazendo uma análise geral: minha projeção e perspectiva melhorou muito no futuro do clube", declarou.

Volante Pedro Augusto, novo reforço do Fortaleza
Volante Pedro Augusto, novo reforço do Fortaleza

Fortaleza acerta contratação do volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal

O Fortaleza segue se movimentando no mercado da bola para reforçar o elenco de Juan Pablo Vojvoda. Após oficializar a chegada do zagueiro Tobias Figueiredo, os tricolores acertaram a contratação do volante Pedro Augusto, de 26 anos, que estava no Tondela, de Portugal.

Com o fim do vínculo com o clube português, o atleta brasileiro ficou livre no mercado depois do encerramento da temporada 2022/2023 e fechou em definitivo com o Tricolor. Resta apenas a assinatura do contrato para concretizar a negociação entre as partes. O jogador, inclusive, já segue seu novo time nas redes sociais e está em Fortaleza.

Pedro Augusto foi revelado pelo São Paulo, mas pouco atuou entre os profissionais do Tricolor do Morumbi. Ele logo se transferiu para o futebol português, onde atuou nas últimas cinco temporadas. Pelo Tondela, foram 110 jogos, cinco gols marcados e três assistências. No país, o volante também jogou pelo Louletano.

A contratação de um volante se fez necessária após os resultados dos exames de Hércules, na segunda-feira, 10, que apontaram uma lesão no ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo durante a vitória sobre o Athletico-PR, no domingo passado, 9. O tempo de recuperação do jovem de 22 anos é de nove meses.

As opções de volantes para Vojvoda são: Caio Alexandre, Zé Welison, Lucas Sasha e Zanocelo.

Com informações de Lucas Silva

O que você achou desse conteúdo?