A tcheca Markéta Vondrousova é a campeã da edição 2023 de Wimbledon. Ontem, ela impôs o segundo vice-campeonato seguido à tunisiana Ons Jabeur e conquistou o primeiro Grand Slam de sua carreira. A tenista de 24 anos é a primeira não cabeça de chave a conquistar Wimbledon. O placar da decisão foi de 2 sets a 0, com duplo 6/4.
Com o título inédito, Vondrousova entrará no top-10 do ranking da WTA amanhã. A tcheca havia perdido a final de Roland Garros em 2019, ainda adolescente. Ela e Ons Jabeur acumulavam retrospecto de três derrotas em finais de majors. Número 6 do ranking, Jabeur também perdeu uma decisão de Aberto dos Estados Unidos para Iga Swiatek. Vondrousova ainda ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao ser derrotada por Belinda Bencic na final.
A tunisiana e a tcheca fizeram um duelo muito tenso na Catedral do Tênis, que teve 10 quebras em 20 games ao longo da partida. Jabeur sentiu a pressão e desperdiçou vantagens de 4/2 e 3/1 no primeiro e no segundo set. Já Vondrousova foi fatal nos momentos decisivos em que conseguiu se recuperar da desvantagem no placar para fechar os dois sets.
A tenista tcheca se confirmou com uma grande surpresa nesta edição de Wimbledon. Após longa batalha para se recuperar de lesões nos punhos e cotovelo, a tenista chegou a Wimbledon com retrospecto de 10 derrotas e duas vitórias na grama.
Única mulher árabe a participar de uma final de Grand Slam simples, Jabeur viu a história se repetir ao perder a decisão do torneio britânico da grama, assim como havia acontecido em 2022, quando caiu para Elena Rybakina. Ao fim do jogo, a tunisiana, que chegou a liderar os dois sets e deixou escapar, estava muito emocionada e afirmou que esta foi a derrota mais doída de sua carreira.
"Esta é a derrota mais dolorida da minha carreira. Quero parabenizar a Vondrousova por este torneio incrível. Esta derrota foi muito dura, mas voltarei mais forte e prometo que vou ganhar este torneio. Eu agradeço minha equipe e o apoio dos fãs", disse Jabeur após o jogo.
Jabeur começou o jogo muito atenta e pressionando Vondrousova, que mostrou certo nervosismo no começo de partida. A tunisiana aproveitou os erros não forçados da adversária e abriu 2 games logo no início da partida. Quando parecia que a tunisiana confirmaria o 3/0 após abrir 40 a 15, a tcheca se recuperou e conseguiu uma quebra para voltar ao set. Lamentando-se após oportunidade perdida, Jabeur viu Vondrousova empatar.
O fluxo se repetiu, Jabeur abriu 4 a 2 e Vondrousova mostrou muita tranquilidade para buscar a igualdade. Com Jabeur ansiosa na hora de fechar os pontos, a tcheca conseguiu uma quebra e ficou na frente do set. A vitória de Vondrousova para confirmar o set por 6/4 veio sacando e sem perder nenhuma bola.
Os erros e o set perdido pesaram para Jabeur, e Vondrousova começou o set com uma quebra. Jabeur mudou a postura, devolveu a quebra e voltou ao set. Após confirmar seu segundo serviço e conseguir nova quebra, a tunisiana ficou na frente do set, mas foi alcançada por Vondrousova, que emendou quebra de serviços da adversária e chegou a sacar para o título com o jogo 5/4.
Novamente aproveitando o momento, a tcheca seguiu dominante no set decisivo. Com triplo match-point, Vondrousova confirmou a vitória por duplo 6/4, com direito a muita emoção de seus familiares na arquibancada.