O grande nome do Ferroviário na temporada é Ciel. O experiente atacante de 41 anos demonstra ao longo de 2023 que a experiência vem sendo importante para ajudar o Tubarão da Barra. Artilheiro coral na temporada, o jogador tem média de quase um gol a cada duas partidas.
Em 27 jogos, o camisa 99 balançou as redes em 15 oportunidades, entre Campeonato Cearense (cinco gols), Copa do Brasil (um gol), Copa do Nordeste (quatro gols), Taça Fares Lopes (ainda não marcou) e Série D do Brasileiro (cinco gols).
No Estadual e na Quarta Divisão, o centroavante possui o mesmo número de gols. Contudo, no torneio nacional, Ciel só disputou quatro partidas, contra Fluminense-PI, Caucaia, Atlético-CE e Cordino-MA. Foi justamente diante dos maranhenses sua atuação de maior destaque: anotou três tentos e contribuiu para a goleada coral por 6 a 1.
O jogador ficou afastado devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Ciel dividiu no início do ano os holofotes com o jovem Erick Pulga. Porém, após a saída de Pulga para o Ceará, o pernambucano virou a principal peça do time de Paulinho Kobayashi, agora com a companhia de Gabryel Martins, revelado pelo Fluminense.
O retorno de Ciel chega em um momento crucial para o Ferroviário. Já classificado, o clube encerra no próximo sábado, 22, às 15 horas, fora de casa, contra o Fluminense-PI, a primeira fase da Série D. Depois disso, o foco será apenas um: acesso. Melhor equipe da etapa inicial, o Peixe chega ao mata-mata como um dos favoritos a conquistar a vaga na Série C 2024.