Logo O POVO+
Ceará empata com Ituano, decepciona no Castelão e fica mais distante do G4
Esportes

Ceará empata com Ituano, decepciona no Castelão e fica mais distante do G4

Ceará empata com o Ituano no Castelão e decepciona na abertura do returno da Série B do Campeonato Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Erick marcou o gol do Ceará no empate com o Ituano no Castelão (Foto:  Fernanda Barros/O POVO)
Foto: Fernanda Barros/O POVO Erick marcou o gol do Ceará no empate com o Ituano no Castelão

Foi sob vaias e gritos de "time sem vergonha" que o Ceará deixou o gramado do Castelão ontem após mais um resultado frustrante na Série B, desta vez diante do Ituano, em empate por 1 a 1 válido pela abertura do returno. Com o resultado, o Ceará chega aos 29 pontos e segue sem demonstrar nenhuma perspectiva de crescimento. O G4, também, cada vez mais distante.

Embora a apresentação geral da equipe tenha sido abaixo no recorte geral, individualmente o pior da partida foi o treinador Guto Ferreira. Mesmo jogando em casa e com a vantagem no placar — conquistada no fim da etapa inicial —, o treinador recuou a equipe no segundo tempo, tornou o jogo favorável para os visitantes e pagou o preço com o empate.

A primeira metade do confronto entre Ceará e Ituano foi, na maior parte do tempo, sonolento. O Alvinegro de Porangabuçu, jogando com o apoio de mais de 20 mil torcedores, encontrou dificuldades para se impor de forma efetiva e pecou pelo excesso de pragmatismo nas construções das jogadas.

Sem muito apreço pela posse de bola — o Ituano chegou a ter 60% em determinados momentos —, o Ceará tentou criar um cenário favorável a partir da organização defensiva, com linhas altas de marcação para pressionar a saída do Ituano. A estratégia se mostrou efetiva na dinâmica do jogo, embora a equipe tenha cometido várias decisões equivocadas no último passe ou finalização.

O gol de Erick, quase nos acréscimos do primeiro tempo, não só aliviou o clima de tensão nas arquibancadas, como trouxe uma perspectiva mais tranquila para a etapa final do confronto, sobretudo do ponto de vista tático. O atacante chegou ao 15º gol na temporada, o sexto dele na Série B, onde briga pela artilharia. No lance do tento, destaque para as participações de Jean Carlos e Bissoli.

Com a vantagem no placar, Guto Ferreira resolveu assumir o risco de recuar o Ceará, atrair o Ituano e tentar sair em contra-ataque. A ideia não funcionou, pelo contrário, tornou o jogo desnecessariamente perigoso.

Sem eficiência nas transições, o roteiro parecia apontar para algo que, de fato, se concretizou. Aos 34 minutos, Wesley Pomba, sem nenhum incômodo na intermediária, finalizou no canto esquerdo de Bruno Ferreira e empatou o confronto, dando números finais ao duelo.

O Ceará volta a campo na próxima quarta-feira, 2, desta vez fora de casa. O adversário será o Guarani, que venceu o Vovô no primeiro turno.

FICHA TÉCNICA

Ceará
4-4-2: Bruno Ferreira; Warley, Pagnussat, Luiz Otávio e Paulo Victor; Maranhão, Zé Ricardo (Caíque), Chay (Janderson) e Jean Carlos (Castilho); Bissoli (Cléber) e Erick (Nicolas). Técnico: Guto Ferreira.

Ituano-SP
4-3-3: Jefferson Paulino; Guilherme Pacheco, Claudinho, Marcel e José Aldo; Kauan (Aluísio), Felipe Saraiva e Carvalheira; Yann Rolim, Quirino (Matheus Cadorini) e Felipe Fonseca (Iury). Técnico: Márcio Freitas.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Gols: Erick (45’ 1t), Wesley Pomba (34’ 2t)
Cartões amarelos: Ceará (Warley, Zé Ricardo); Ituano (Rafael Carvalheira, Kauan e Felipe Saraiva)
Público total: 21253
Renda bruta: R$ 223.536,00

 

O que você achou desse conteúdo?