Logo O POVO+
Fortaleza joga bem, vence o Libertad no Paraguai e larga em vantagem na Sul-Americana
Esportes

Fortaleza joga bem, vence o Libertad no Paraguai e larga em vantagem na Sul-Americana

Com gol de Zé Welison e assistência de Guilherme, o Leão conquistou um enorme resultado no primeiro duelo entre as equipes pelas oitavas de final do torneio continental
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Zé Welison abraça Guilherme na comemoração do gol (Foto: NORBERTO DUARTE / AFP)
Foto: NORBERTO DUARTE / AFP Zé Welison abraça Guilherme na comemoração do gol

Com autoridade, o Fortaleza venceu o Libertad por 1 a 0 na noite de ontem, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, e conquistou um enorme resultado no primeiro confronto das equipes pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com o triunfo, o Tricolor do Pici larga em vantagem e poderá até empatar na capital cearense para confirmar a classificação.

A vitória veio em momento certo para o Fortaleza, que encerra a sequência negativa de três derrotas, alivia a pressão e eleva a confiança para a continuidade do Campeonato Brasileiro. Mais que isso, o triunfo aconteceu com autoridade, diante de um clube tradicional do futebol sul-americano, atual tricampeão nacional e que não perdia há oito jogos.

Vojvoda, como de costume em seu método de trabalho, surpreendeu na escalação. O treinador argentino promoveu mudanças em quase todos setores da equipe em relação ao último jogo, incluindo as saídas de Marinho e Galhardo para as entradas de Guilherme e Lucero. Entre outras novidades, estiveram os retornos de Tinga, Brítez, Píkachu e Zé Welison, além do estreante Pedro Augusto no meio.

A convicção e ousadia de Vojvoda deram resultado dentro de campo. Com a nova estruturação, o Tricolor ganhou mais equilíbrio, sobretudo pela versatilidade do meio-campo, composto por jogadores que conseguiam manter a consistência tanto defendendo quanto atacando. Pelos lados, Guilherme e Pikachu foram participativos, sempre buscando jogadas na linha de fundo, mas sem deixar a desejar na recomposição.

Mais consciente que o time paraguaio na execução do plano de jogo, o Fortaleza largou na frente do placar, com méritos, aos 20 minutos, em uma bela jogada individual de Guilherme pela esquerda, que driblou o marcador e deu assistência precisa para Zé Welison, livre na marca do pênalti, empurrar para o gol. Este cenário trouxe ainda mais tranquilidade para o time cearense.

Na segunda etapa do confronto, o Tricolor soube jogar com a vantagem e suportar a pressão territorial imposta pelos donos da casa. Com a ideia de explorar transições em velocidade, Vojvoda colocou Machuca, Calebe e Galhardo, todos revigorados fisicamente para potencializar a estratégia. O Leão, inclusive, esteve mais próximo de marcar o segundo tento do que os paraguaios empatarem o embate.

Do ponto de vista defensivo, que vinha sendo um dos maiores problemas recentes da equipe, a atuação foi, no geral, bem sólida. Compacto e com concentração elevada, o Leão anulou a maioria das tentativas de construção do Libertad ao longo do duelo, que pouco conseguiu assustar o goleiro João Ricardo. Destaque, também, para as boas exibições de Tinga e Caio Alexandre.

O último e decisivo encontro entre os times acontece na na próxima terça-feira, 8, no Castelão, às 19 horas. Antes, o Tricolor visita o Goiás no sábado, 5, pela Série A.

Libertad 0x1 Fortaleza

Libertad

4-5-1: Martín Silva; Iván Piris (Ramírez), Diego Viera, Alexander Barboza e Matías Espinoza (Néstor Giménez); Caballero (Bareiro), Lucas Sanabria, Álvaro Campuzano, Ezequiel e Villalba (Enso González); Óscar Cardozo (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Garnero.

Fortaleza

4-3-2-1: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Pacheco; Caio Alexandre (Machuca), Zé Welison (Sasha) e Pedro Augusto (Pochettino); Pikachu e Guilherme (Calebe); Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
Quarto Árbitro: Yadir Acuña (COL)
Árbitro de Vídeo (VAR): Yender Herrera (VEN)
Gols: Zé Welison (20’ 1t)
Cartões amarelos: Fortaleza (Caio Alexandre, Pedro Augusto, Brítez e Pochettino); Libertad (Iván Piris, Barboza e Campuzano)

O que você achou desse conteúdo?