O Ferroviário venceu o Princesa do Solimões-AM por 3 a 0 no último sábado, 5, pelo jogo de volta da segunda fase da Série D. Com isso, avançou às oitavas do torneio nacional.
O zagueiro Alisson foi responsável por abrir o placar no duelo, perto do fim da primeira etapa, em cabeceio após cobrança de escanteio do lateral Wesley. O camisa 3 chegou a nove gols em 2023, tendo disputado 23 jogos pelo Tubarão, entre Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série D e Fares Lopes.
No elenco atual, somente o atacante Ciel marcou mais, com 17. Erick Pulga, que também tinha nove tentos, transferiu-se para o Ceará no meio da temporada. O último jogo do atacante com a camisa coral foi em março.
Aos 28 anos, o defensor foi anunciado como reforço do Tubarão em fevereiro deste ano, vindo do ASA-AL. Dentre as boas atuações e as participações ofensivas, o jogador chegou a marcar duas vezes na vitória do Ferrão contra o Atlético-CE, em junho, o que levou a equipe à marca histórica de 7 mil gols feitos.
Alisson marcou um gol no Estadual, um na Copa do Brasil e sete pela Série D. É, agora, o artilheiro coral nesta edição da Quarta Divisão, ultrapassando Ciel. O defensor é responsável por cerca de 20% dos tentos que o clube cearense possui na competição.
Após a classificação contra o Princesa, o zagueiro destacou a importância do seu gol quando o placar ainda estava inalterado. “Importante na partida, 0 a 0. Graças a Deus. Deus me abençoou ali, consegui fazer o gol e abrir o placar” disse em vídeo divulgado nas redes sociais do Ferroviário.
Com o faro de gol apurado do camisa 3 — e também com a volta do experiente Ciel após suspensão automática —, o Tubarão da Barra enfrentará o Nacional de Patos-PB nas oitavas de final da competição nacional. O duelo de ida será no próximo fim de semana, e a volta será em 19 ou 20 deste mês. Dono da melhor campanha geral da Série D, o time coral terá a vantagem do mando de campo no segundo confronto.
Antes disso, porém, os comandados de Paulinho Kobayashi terão pela frente a semifinal da Copa Fares Lopes, competição que garante vaga na Copa do Brasil de 2024 ao campeão. O Ferroviário encara o Pacajus na próxima quarta-feira, 9, às 19 horas, no estádio João Ronaldo.
"Não podemos achar que já ganhamos, que já subimos. Nós ainda não subimos, nós não chegamos ainda no jogo do acesso, nós não conseguimos ainda chegar na final da Fares Lopes. Precisamos continuar construindo. Quando tiver que pintar a casa, aí, sim, vamos escolher uma cor bonita para que a casa fique bem pintadinha na Série C e, quem sabe, também na Copa do Brasil do ano que vem", ponderou Kobayashi, com bom humor. (Com Afonso Ribeiro)