Logo O POVO+
Com Marinho heroico, Fortaleza empata com Libertad e avança às quartas da Sul-Americana
Esportes

Com Marinho heroico, Fortaleza empata com Libertad e avança às quartas da Sul-Americana

Atacante marcou um gol de falta aos 45 minutos do segundo tempo e confirmou a classificação do Leão à próxima fase. O Tricolor aguarda o vencedor entre América-MG e RB Bragantino para conhecer seu próximo adversário
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jogadores do Fortaleza comemoram gol no jogo Fortaleza x Libertad pela Copa Sul-Americana (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Jogadores do Fortaleza comemoram gol no jogo Fortaleza x Libertad pela Copa Sul-Americana

Com gol heroico de Marinho, o Fortaleza arrancou o empate aos 45 minutos do segundo tempo diante do Libertad-PAR e confirmou a classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, feito inédito para a história do clube. Com o resultado, o Tricolor do Pici embolsou 600 mil dólares em premiação (R$ 2,9 milhões na cotação atual), e agora aguarda o vencedor do duelo entre América-MG e RB Bragantino.

A partida contou com um roteiro tradicional de um confronto de mata-mata de um torneio continental: festa na arquibancada, drama, confusão entre os jogadores e muita emoção até o fim. Nos minutos finais do embate, quatro expulsões — três do Libertad e uma do Fortaleza — e gol salvador de Marinho.

Apesar da classificação, a postura do Fortaleza durante o primeiro tempo passou longe de ser condizente com as expectativas e isso impactou em todo o planejamento do duelo. Passivo em excesso, o Tricolor foi dominado pelo Libertad e teve bastante dificuldade para ser eficaz nas fases ofensivas e defensivas do jogo.

A falta de combatividade e desorganização do Fortaleza foi punida aos 43 minutos, quando Espinoza, em chute da entrada da área, balançou as redes. Anteriormente, aos 12, o time paraguaio já havia marcado um gol, porém o tento acabou sendo anulado corretamente pelo bandeirinha e com auxílio do VAR. Na saída para o intervalo, os jogadores escutaram pedidos de “raça” vindos da arquibancada.

No retorno para o segundo tempo, a partida tornou-se franca, com as duas equipes buscando ações no ataque. O Fortaleza, mais intenso nas articulações, melhorou o rendimento em relação à primeira metade do confronto. Com pouco mais de 20 minutos no ponteiro, Vojvoda resolveu ousar. Sacou Titi e Machuca para as entradas de Marinho e Guilherme, fez uma linha de três na zaga, com Tinga, Brítez e Pacheco, e se lançou ao ataque.

Marinho, em seu primeiro toque na bola, por pouco não empatou o duelo — não fosse pelo capricho da trave, que impediu o tento. Minutos depois, Pikachu marcou, mas o bandeira anulou por impedimento.

O Libertad, desgastado fisicamente, perdeu força e viu o Fortaleza tomar as rédeas do embate. A partida, antes equilibrada, passou a ser ataque contra defesa, com o Leão imprimindo forte pressão no campo dos paraguaios. Destaque para as excelentes atuações de Zé Welison e Caio Alexandre, pilares da equipe cearense no jogo.

Um herói improvável, então, surgiu. Alvo de críticas recentes por parte da torcida, Marinho, já aos 45 minutos, trouxe para si a responsabilidade de decidir. Em cobrança de falta na intermediária, o atacante bateu com categoria e estufou as redes: o primeiro gol dele com a camisa vermelho-azul-e-branco. O mútuo grito de alívio, vindo da arquibancada e do atacante, se misturaram em um momento de euforia geral.

O resultado emblemático serve, também, de combustível para o restante do ano. O Fortaleza seguirá escrevendo sua história na Sul-Americana 2023 e se consolidando, cada vez mais, no cenário continental. 

Fortaleza 1 x 1 Libertad-PAR

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Guilherme) e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pedro Augusto (Pochettino); Machuca (Marinho), Galhardo (Romero) e Calebe (Pikachu). Téc: Vojvoda

Libertad-PAR
4-4-2: Martín Silva; Iván Piris, Diego Vieira, Barboza e Giménez; Espinoza, Sanabria (Caballero), Campuzano e Tito Villalba (Bareiro); Óscar Cardozo (Marcelo Fernández) (Iván Ramírez) e Melgarejo. Téc: Daniel Garnero

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 8/8/2023
Árbitro: Facundo Tello-ARG
Assistentes: Diego Bonfa-ARG e Maximiliano Del Yesso-ARG
Gols: 43min/1T - Espinoza (LIB); 45min/2T - Marinho (FOR)
Cartões amarelos: Caio Alexandre, Marinho e Zé Welison (FOR); Diego Vieira (LIB)
Cartões vermelhos: Benevenuto (FOR); Iván Piris, Cardozo e Néstor Giménez (LIB)
Público e renda: 50.542 presentes/R$ 767.742,00

O que você achou desse conteúdo?