O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou ontem que uma partida de Ceará e outra do Fortaleza serão remanejadas da Arena Castelão. A decisão contou com a presença de Marcelo Paz, presidente do Tricolor do Pici, e Alexandre Frota, vice-presidente do Alvinegro de Porangabuçu.
Os jogos foram apontados pelos clubes e serão realizados no estádio Presidente Vargas: o Leão optou pelo duelo contra o Coritiba, no próximo dia 27, pela 21ª rodada da Série A; já o Vovô escolheu o confronto diante do Londrina, em 6 de setembro, pela 27ª rodada da Série B.
A medida visa preservar o gramado do Gigante da Boa Vista, aumentando o intervalo entre os jogos. Durante o encontro, realizado no Palácio da Abolição, Elmano de Freitas, Marcelo Paz e Alexandre Frota ainda discutiram sobre as melhorias de infraestrutura na praça esportiva, o que inclui dois novos placares eletrônicos e substituição da iluminação, com investimento total de R$ 14 milhões.
O campo do Castelão, que passou por reforma entre novembro de 2022 e fevereiro deste ano, voltou à noite após a Conmebol apresentar insatisfação com a condição atual. A entidade máxima do futebol da América do Sul colocou em xeque a utilização do estádio para a partida Fortaleza x América-MG, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, no próximo dia 31. O gramado passará por vistoria nos próximos dias.
Em 2023, a Arena Castelão recebeu 36 partidas, entre jogos de Ceará (13), Ferroviário (1) e Fortaleza (22) por Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série B, Série A, Sul-Americana e Libertadores.