Logo O POVO+
Maior contratação do futebol cearense, Machuca conquista espaço e faz 1º gol pelo Fortaleza
Esportes

Maior contratação do futebol cearense, Machuca conquista espaço e faz 1º gol pelo Fortaleza

Diante do Santos, o argentino marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor em seis jogos disputados. O atleta foi a contratação mais cara da história do futebol cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Atacante argentino já virou titular do Tricolor (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Atacante argentino já virou titular do Tricolor

Imanol Machuca é o nome do momento no Fortaleza. O argentino de 23 anos é a maior contratação do futebol cearense e a segunda do Nordeste. O Leão do Pici desembolsou R$ 11,7 milhões (2,5 milhões de dólares) para contar com o ponta-esquerda até dezembro de 2027.

A chegada do atacante era muito aguardada pelo Tricolor. Afinal, Machuca chegou com a missão de preencher a lacuna deixada por Moisés — em tom de brincadeira, o argentino disse ser “melhor" que o ex-Fortaleza —, que foi vendido ao Cruz Azul, do México, por R$ 24,5 milhões.

E em seis jogos, o saldo vem sendo positivo. O camisa 39 vem mostrando versatilidade atuando pelos lados do campo, servindo como uma válvula de escape para o esquema de jogo do técnico Juan Pablo Vojvoda.

O primeiro gol veio apenas no último domingo, 13, quando o atacante abriu a goleada do Leão frente ao Santos, por 4 a 0. Mesmo assim, a movimentação já vinha agradando ao torcedor do Tricolor e, especialmente, ao comandante da equipe, que elogiou o conterrâneo.

“É um jogador jovem, um garoto, mas tem experiência na Argentina, que é um futebol competitivo. Ele necessita de uma adaptação, mas temos jogadores que podem fazer bem a ele, como Pikachu, Galhardo, Romero. (...) Essa concorrência interna vai fazer bem a ele. Necessitamos dele e ele foi muito bem recebido pelo grupo”, destacou Vojvoda.

Machuca não escondeu sua felicidade em estar vestindo a camisa tricolor. Em sua apresentação, ontem, falou sobre como se deu a negociação junto ao Unión Santa Fé-ARG — que foi cercada por polêmicas — e a vontade de se transferir desde o início das conversas entre argentinos e brasileiros.

“O tema Unión é algo que eu quero deixar no passado. Foi uma negociação polêmica, mas que encerrou da melhor maneira. Desde a primeira vez que me falaram do Fortaleza, eu quis vir. E é um orgulho ser a maior compra (da história do futebol cearense) e eu espero retribuir jogando, com gols. (...) Tenho total capacidade para fazer valer o investimento”, disse o atacante, ladeado pelo presidente Marcelo Paz e o vice-presidente Alex Santiago.

“É um salto (jogar no Fortaleza) muito importante, pois é um clube muito competitivo, muito intenso. Estou preparado para o Campeonato Brasileiro, acredito que irei bem pelo estilo de jogo que tenho”, enfatizou o argentino.

Assim como todo jovem que mira uma futuro promissor, Imanol Machuca não esconde o sonho de defender a seleção do seu país e atuar na Europa. “Tenho objetivo de jogar na seleção argentina e, um dia, alcançar o melhor de mim e chegar na Europa. Futebol argentino é muito bom e é o atual campeão do mundo. O jogador que me inspira, claro, é o Messi”, falou o camisa 39.

FORTALEZA-CE, BRASIL, 09-07-2023: Thiago Galhardo e Pochettino. Fortaleza x Athletico Pr. Arena Castelão. Campeonato Brasileiro serie A.  (Foto: Aurelio Alves/O Povo)
FORTALEZA-CE, BRASIL, 09-07-2023: Thiago Galhardo e Pochettino. Fortaleza x Athletico Pr. Arena Castelão. Campeonato Brasileiro serie A. (Foto: Aurelio Alves/O Povo)

Fortaleza conquistou 69% dos pontos no Brasileirão na condição de mandante

O Fortaleza encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com a goleada por 4 a 0 diante do Santos, no último domingo, 13. Com 26 pontos conquistados em 19 rodadas, o Leão do Pici fez uma campanha regular que foi construída com um bom aproveitamento como mandante.

Isso porque 18 dos 26 pontos somados pelo time leonino até o momento foram conquistados na Arena Castelão. O número representa 69% do aproveitamento da pontuação total da equipe no certame. Ao todo, o Tricolor disputou 10 partidas do primeiro turno diante do seu torcedor, acumulando cinco vitórias, três empates e duas derrotas.

Os triunfos no Gigante da Boa Vista foram sobre Fluminense, Vasco, Atlético-MG e Athletico-PR, além do próprio Peixe.

Já fora de casa, o Leão somou apenas oito dos 27 pontos disputados. Em nove duelos como visitante, o time de Juan Pablo Vojvoda venceu dois, empatou dois e perdeu cinco. 

Atualmente, o Fortaleza ocupa a 11ª colocação na tabela de classificação, com 26 pontos. A distância do Tricolor para o G-6, zona que dá vaga à Libertadores, é de cinco pontos. O time volta a campo no próximo sábado, 19, diante do Internacional, em partida da 20ª rodada.

 

O que você achou desse conteúdo?