Logo O POVO+
Vagner Mancini no Ceará: quais os desafios e o estilo de jogo do treinador
Esportes

Vagner Mancini no Ceará: quais os desafios e o estilo de jogo do treinador

Técnico foi anunciado na noite de quarta-feira, 30, para o lugar de Guto Ferreira, demitido pela falta de resultados positivos. Seu contrato será até o final de 2024
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vagner Mancini já iniciou os trabalhos em Porangabuçu (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Vagner Mancini já iniciou os trabalhos em Porangabuçu

Vagner Mancini chega ao Ceará com uma série de desafios a serem superados, seja dentro ou fora de campo. O técnico foi anunciado pelo clube cearense na noite de quarta-feira, 30, com contrato até o final de 2024.

A chegada do comandante já é vista como parte do planejamento para a próxima temporada, apesar de, internamente, o clube acreditar que a mudança pode trazer resultados positivos imediatos na briga pelo acesso na Série B.

Por isso, o novo treinador terá a missão de aliar a ideia de um planejamento a longo prazo com a cobrança por vitórias já neste ano, levando em consideração as constantes trocas de comando da equipe. Desde 2021, o clube já contou com dez profissionais à frente do time principal, sendo cinco em 2022 e quatro em 2023.

 

Logo de cara, Mancini precisará fazer algo que nenhum outro conseguiu, de forma regular, na atual temporada: extrair o máximo de cada jogador. Com uma das maiores folhas salariais da Série B, o Ceará tem, no papel, um elenco robusto e capaz de conseguir bons resultados. Entretanto, não é o que tem sido visto dentro de campo.

Até agora, o grupo de atletas do Alvinegro de Porangabuçu ainda não transformou em realidade o status de favorito que tinha antes da Segunda Divisão ser iniciada. A melhora individual passa por diversos aspectos, mas os principais são recuperação de confiança e equilíbrio tático.

A parte anímica é fundamental para o bom rendimento individual. Os exemplos de atletas que atuaram em alto nível na elite do futebol nacional, ou em outras competições importantes, mas que ainda não tiveram influência suficiente para melhorar de vez o desempenho do Vovô não são poucos. Portanto, uma das metas de Mancini deverá ser trabalhar o fator psicológico.

Partindo para o coletivo, o comandante também tem diversos problemas: deficiências na defesa e ataque, e equilíbrio entre partidas em casa e como visitante. Com treinadores passados, o Vovô alternou os aspectos. Uma hora ia bem na defesa e na outra tinha apenas um ataque eficiente, por exemplo.

Em determinados momentos, conquistou bons resultados e atuações longe de Fortaleza, mas não repetia a dose em solo alencarino. Por isso, Vagner precisará achar o ponto de estabilidade entre os fatores.

Ideias de jogo

Diferentemente de outros profissionais, Mancini não se destaca por um único estilo de jogo. Em seu trabalho mais recente, no América-MG, o treinador alternou entre as propostas reativa e propositiva. O mesmo ocorreu com o Corinthians, entre 2020 e 2021, a depender das deficiências do adversário. Ele costuma variar entre as formações 4-3-3, 4-2-3-1 e 4-5-1.

Ele também costuma dar oportunidades para atletas da base. No Coelho, revelou Breno e Arthur (vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha). No Timão, Gustavo Mosquito subiu para o profissional sob o comando de Mancini.

O que você achou desse conteúdo?