O Ceará precisará superar mais uma crise na Série B do Campeonato Brasileiro após a goleada sofrida para o Novorizontino-SP, pela 28ª rodada.
Restando dez partidas para o encerramento da temporada, o clube ocupa a 10ª colocação, com 41 pontos, estando a sete da zona de acesso. A chance de subir de divisão caiu para 5,6% após a nona derrota na competição, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
+ Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
Em 28 partidas de Série B, o Ceará nunca figurou no G-4. A posição mais ocupada pelo Alvinegro de Porangabuçu no torneio foi a 10ª colocação, alcançada em dez rodadas, representando 35% da competição. O posicionamento mais próximo da zona de acesso foi entre a 12ª e 13ª rodadas, quando figurou na sétima posição.
Diante da Chapecoense, amanhã, às 17 horas, a equipe de Vagner Mancini tem a oportunidade de voltar a vencer na Série B. Em caso de vitória, o clube pode subir até duas posições na tabela de classificação, se CRB e Atlético-GO tropeçarem.
“A equipe tem que entrar com outra mentalidade, esquecer do jogo passado. Foi um jogo para ser esquecido. Brigar por cada bola, por cada disputa. Procurar buscar a vitória do começo ao fim. Sabemos que é uma reta final de campeonato, e enquanto tivermos chances, a gente vai brigar para colocar o Ceará onde ele tem que estar”, comentou o lateral-esquerdo Willian Formiga.
Caso vença a Chape, o Alvinegro interromperá a sequência de resultados negativos como visitante. A última vitória aconteceu em 6 de julho, pela 11ª rodada, contra o Atlético-GO, por 3 a 0. Desde então, foram oito partidas disputadas, com quatro empates e quatro derrotas.
“Para o jogo seguinte, lá em Chapecó, o Ceará tem que ser um pouco mais aguerrido, mais competitivo, vibrar um pouquinho mais na partida, entender aquilo que está sendo montado, entender o momento que atravessamos. A gente não pode, de maneira alguma, jogar um balde de água fria no nosso torcedor. É muito importante que haja já uma reação nesse próximo sábado, diante da Chapecoense” disse Vagner Mancini após a derrota para o Novorizontino.
Para seguir sonhando com o acesso à Série A, o Ceará precisará ter mudança de postura e mentalidade na reta final da Série B. De quebra, precisará vencer os confrontos diretos que terá até o final da competição. Do G-12, o time de Mancini enfrentará sete equipes: Atlético-GO (casa), CRB (fora), Sport (casa), Botafogo-SP (fora), Mirassol (casa), Vila Nova (fora) e Juventude (casa).
Apesar das baixíssimas probabilidades de conseguirem retornar à elite do Brasileirão, o Alvinegro segue dependendo apenas de si, caso conquiste vitórias nos confrontos decisivos. Neste período, ainda enfrentará Chapecoense (fora), Sampaio Corrêa (casa) e Avaí (fora), equipes que estão lutando contra o rebaixamento.