A Seleção Brasileira enfrentou a República Tcheca ontem pelo segundo compromisso no Pré-Olímpico de vôlei masculino, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), e venceu por 3 sets a 2. As parciais da partida foram: 22 a 25, 25 a 16, 25 a 20, 21 a 25 e 16 a 14.
O destaque do embate foi o oposto Darlan Souza, que anotou 23 pontos, sendo 18 de ataque e cinco de saque. Pelo lado europeu, o oposto Marek Sotola foi o maior pontuador, com 18 tentos anotados — 17 de ataque e um de saque.
"Foi o jogo da minha vida", afirmou Darlan logo após a partida em entrevista ao canal SporTV.
O jogador brasileiro também exaltou a torcida brasileira presente no Maracanãzinho.
"É incrível, não tem explicações, é a segunda vez que jogo no Maracanãzinho e é uma experiência que sempre vou guardar na memória. Eu não esperava entrar, mas acabei conseguindo ajudar na vitória e espero que seja assim daqui para frente. Acho que a torcida ajuda muito nesse quesito, quando estávamos atrás a torcida sempre gritando 'Eu acredito' e gritando meu nome. Isso é o que me dá ânimo e me deixa concentrado."
Com o resultado, o Brasil segue invicto no Grupo A, com duas vitórias. As demais equipes da chave são Itália, Cuba, Irã, Alemanha, Ucrânia e Catar.
Já tchecos ainda não venceram na competição após duas partidas.
O Brasil volta à quadra amanhã, quando encara a seleção da Alemanha. O jogo está previsto para as 20h30min (de Brasília), novamente no Maracanãzinho — palco de todos os duelos do grupo.
O Pré-Olímpico é composto por 24 seleções divididas em três grupos com sedes distintas. O Grupo B está sendo disputado no Japão, enquanto o Grupo C acontece na China.
Portanto, cada chave conta com oito times, que jogam entre si, em turno único. Ao final do campeonato, previsto para o dia 8 de outubro, os dois melhores garantem vaga direta nas Olimpíadas de Paris 2024.
Com o término do torneio, então, serão definidas as seis primeiras seleções classificadas para os Jogos Olímpicos. A França (país-sede) já está garantida e as outras cinco vagas restantes serão distribuídas de acordo com o ranking internacional. A prioridade é para equipes de continentes que ainda não confirmaram a classificação.