Argentina, Uruguai e Paraguai, que receberão três das 104 partidas da Copa do Mundo de 2030, estão automaticamente classificados para o torneio, assim como os principais países-sede, Espanha, Portugal e Marrocos, explicou a Fifa ontem.
Se a fórmula intercontinental e de várias sedes for aprovada de maneira oficial no fim de 2024, o torneio começará com seis equipes automaticamente classificadas, de um total de 48 seleções participantes, o que será um número inédita de vagas asseguradas sem a necessidade de participação nas Eliminatórias.
A Fifa anunciou na última quarta-feira, 4, que apenas as seleções das três sedes principais (Espanha, Portugal e Marrocos) teriam a classificação assegurada para o Mundial, mas um porta-voz da entidade afirmou ontem à AFP que os três países sul-americanos também já estão garantidos no torneio.
+ Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
Com o aumento de 32 para 48 países na Copa do Mundo a partir da edição de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México, a América do Sul passa a ter seis países no Mundial.
Desta maneira, para a Copa de 2030, três das seis vagas sul-americanas já estão atribuídas. O continente pode ter um sétimo país no torneio, em uma vaga que será definida na repescagem contra uma seleção de outro continente.
Argentina, Uruguai e Paraguai apresentaram uma candidatura conjunta para receber a Copa de 2030, mas desistiram da proposta em troca de três partidas do Mundial, que devem celebrar o centenário do torneio, disputado pela primeira vez no Uruguai, em 1930.