Logo O POVO+
Após erros em 2023, Ceará foca em profissionalização da gestão para 2024
Esportes

Após erros em 2023, Ceará foca em profissionalização da gestão para 2024

Presidente João Paulo Silva busca profissional para cuidar da parte administrativa e financeira do clube e também mira caras novas para o departamento de futebol
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Presidente João Paulo Silva fez mudanças no Vovô (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Presidente João Paulo Silva fez mudanças no Vovô

A sete jogos do fim da temporada, o Ceará já não almeja mais o retorno à Série A do próximo ano e tenta se reorganizar fora de campo para obter melhores resultados em 2024 e alcançar o principal objetivo, que é voltar à elite nacional. O departamento de futebol, principal setor do clube, deve ganhar caras novas nos próximos dias para implementar outro modelo de gestão.

Ainda na reta final do Brasileirão de 2022, o Alvinegro tinha contratado Paulo César Gusmão como coordenador técnico. No final do ano, já após o rebaixamento, Albeci Júnior assumiu como diretor e Juliano Camargo foi o escolhido como executivo da pasta. PC Gusmão deixou o clube ainda em maio, enquanto os outros dois dirigentes saíram nas últimas semanas, em meio ao mau momento na Série B. Além deles, o supervisor Cristiano Ibiapina também foi demitido.

A 12 pontos do G-4, o Vovô amarga três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos e se vê muito distante da briga pelo acesso. Por isso, o foco em Porangabuçu já é em mudanças para 2024. Além de um diretor estatutário — que precisa ser sócio do clube —, os outros cargos do setor também deverão ser preenchidos em breve.

O ex-goleiro e hoje comentarista Fernando Prass é um dos cotados para a função de executivo de futebol. Outros nomes do mercado também são avaliados. No início de setembro, em entrevista coletiva, o presidente João Paulo Silva havia revelado que pretende contratar um gestor para comandar o carro-chefe do clube com carta branca, inclusive em relação a contratações de jogadores.

Outro ex-atleta também tem o nome bem avaliado em Porangabuçu: o meia Ricardinho, que defendeu Paysandu e Floresta nesta temporada. O jogador de 37 ainda não anunciou aposentadoria dos gramados, mas recebeu um convite para integrar o departamento de futebol do Ceará, mas não seria coordenador técnico nem executivo.

Até então diretor das categorias de base, Israel Portela é visto como nome mais indicado para substituir Albeci Júnior na pasta do futebol profissional. Na semana passada, todos os diretores estatutários entregaram os cargos a pedido do João Paulo Silva, que nos próximos dias pretende anunciar a nova composição.

Para isso, o mandatário alvinegro quer contar com a participação de um profissional de mercado que cuidará da área administrativa e financeira do Vovô — uma espécie de CEO ou diretor executivo. Danilo Bittencourt, chefe de operações financeiras do Bahia, era o favorito para a função, mas de acordo com o repórter da Rádio O POVO CBN, Horácio Neto, as conversas não avançaram para um desfecho positivo.

O que você achou desse conteúdo?