Logo O POVO+
Isabela Abreu é 9ª no pentatlo e fatura primeira vaga olímpica do Brasil no Pan-2023
Esportes

Isabela Abreu é 9ª no pentatlo e fatura primeira vaga olímpica do Brasil no Pan-2023

Brasileira é a melhor sul-americana na prova e carimba classificação para Paris-2024. Modalidade reúne hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
23.10.2023 - Jogos Pan-americanos Santiago 2023 - Pentatlo Moderno  -   Isabela Abreu  (Foto: Wander Roberto/COB)
Foto: Wander Roberto/COB 23.10.2023 - Jogos Pan-americanos Santiago 2023 - Pentatlo Moderno - Isabela Abreu

O Brasil conquistou ontem a primeira vaga olímpica através dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Isabela Abreu terminou em nono lugar no pentatlo moderno, mas faturou a classificação para os Jogos de Paris-2024 por ser a melhor sul-americana, ficando com uma das duas vagas do continente.

A medalha de ouro e de prata ficaram para as irmãs mexicanas Mayan e Catherine Mayran, com 1.423 e 1.407 pontos, respectivamente. O bronze foi conquistado por Sophia Hernandez, da Equipe de Atletas Independentes (EAI), com 1.385 pontos.

Isabela terminou com 1.313 pontos na modalidade que reúne hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. A também brasileira Stephany Saraiva terminou na 12ª colocação, enquanto Marcela Melo desistiu e ficou em 18º lugar.

"O pentatlo é irado. É uma modalidade superdiferente que a galera precisa conhecer. A conquista da vaga foi com emoção. A piscina estava bem gelada e o tempo aqui não ajudou. A corrida com o tiro geralmente é meu forte, mas hoje deixou a desejar. Vim de uma dia de construção muito grande, trabalhamos muito bem e fechei com chave de ouro com essa classificação", comentou a brasileira.

Isabela admitiu que demorou a acreditar na vaga olímpica. "Tem que cair a ficha. Ainda não sei o que é isso e vai demorar um tempo para entender. Vou pegar umas merecidas férias e quem sabe descubro o que é comer um croissant em Paris?", brincou a atleta.

Pan-2023: outros resultados do Brasil

No boxe, Keno Marley garantiu presença na semifinal na categoria até 92 quilos, ao vencer o equatoriano Marlon Hurtado, por pontos, após três assaltos, em decisão unânime dos cinco jurados

Keno vai disputar uma vaga na final com a medalha de bronze garantida porque no boxe não há disputa de terceiro lugar e os perdedores na semifinal já garantem a premiação.

Nos saltos ornamentais, Rafael Max errou nos dois últimos saltos e terminou em 16º lugar, enquanto Rafael Fogaça acabou em último

Já no badminton, Ygor Coelho, atual campeão pan-americano, foi eliminado nas quartas de final pelo mexicano Luis Garrido, número 98 do mundo, por 2 a 0.

O que você achou desse conteúdo?