Logo O POVO+
Torcedores do Fortaleza iniciam viagem ao Uruguai para assistir à final da Sul-Americana
Esportes

Torcedores do Fortaleza iniciam viagem ao Uruguai para assistir à final da Sul-Americana

Tricolores começam a deixar a capital cearense rumo a Maldonado, no país vizinho, e colecionam boas histórias para acompanhar a decisão diante da LDU-EQU
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Casal Leonardo Ferreira e Thamara Colari (Foto: Lucas Mota)
Foto: Lucas Mota Casal Leonardo Ferreira e Thamara Colari

A saga da equipe do O POVO rumo ao Uruguai começou na madrugada de ontem e tem fim somente na manhã de hoje. A aventura para chegar a Maldonado, sede da final da Copa Sul-Americana, contou com 14 horas em aeroportos, entre conexões e viagens áreas, e mais 12 de percurso terrestre.

Logo no Aeroporto Pinto Martins, às 3 horas da manhã, ponto de partida do trajeto, a reportagem encontrou seis torcedores do Fortaleza que também tinham como destino o país vizinho para assistir ao jogo contra a LDU, do Equador, cada um com uma história particular relacionada à grande decisão: compra da passagem antes da classificação, comemoração de aniversário de casamento e 16 camisas do Leão na bagagem.

Eufóricos e parceiros inseparáveis em jogos do Fortaleza, Tito Neto e Paulo André resolveram viajar com antecedência para aproveitar o país antes da partida. Tito, inclusive, montou sua bagagem somente com camisas do Tricolor — são 16 no total para 10 dias — e não se intimidou dentro do avião, onde cantarolou "É o Laion, não tem jeito" por diversas vezes.

 

Leonardo Ferreira e Thamara Colari, por outro lado, uniram o útil ao agradável. O casal escolheu o Uruguai como destino para celebrar o aniversário de casamento e alinhou a data para coincidir com uma eventual final do Fortaleza. A escolha por Punta del Este aconteceu exatamente pela expectativa do Tricolor chegar à final do certame continental, tendo em vista que a compra da passagem aconteceu antes da classificação.

Ronaldo Pacífico e Juliana Rabelo também se anteciparam na compra dos bilhetes aéreos e nem esperaram o Leão confirmar a vaga na final. O momento é marcante para Pacífico, que relembrou a trajetória que viveu em 2017, quando saiu da capital cearense até Juiz de Fora para assistir ao acesso do clube à Série B, e que agora tem a oportunidade de ver o time do coração disputando uma decisão internacional.

Após o bate-papo com os tricolores no saguão do Pinto Martins, a equipe do O POVO embarcou para Belo Horizonte, de onde viajou até São Paulo. Na capital paulista, um senhor trajado com a camisa do Fortaleza e um gibão escrito "Poeta de Tauá" na parte das costas chamou a atenção. Tratava-se de Paulo Tarso, um cordelista fanático pelo Fortaleza que acabara de chegar da Europa após realizar um tour com familiares.

Simpático, o cearense — que tem quase 100 obras de cordel publicadas desde 1987 —, revelou que não poderá ir ao Uruguai assistir à final histórica, mas que está com boas expectativas para o Leão conquistar o título. "Vamos torcer. Jogo muito difícil, mas acredito que o Fortaleza estará naqueles dias inspirados para trazer a vitória", destacou.

O trajeto aéreo da equipe do O POVO teve fim às 19 horas de ontem, no Rio Grande do Sul, Estado que faz fronteira com o Uruguai. E foi ali, da capital Porto Alegre, que o percurso terrestre rumo a Maldonado teve início. Agora em solo uruguaio, o clima para a final da Sula começa a ganhar força.

 

Taça da Copa Sul-Americana
Taça da Copa Sul-Americana

Fortaleza x LDU: Conmebol define arbitragem para final da Copa Sul-Americana

A Conmebol anunciou, na manhã de ontem, a escala de arbitragem para a final da Copa Sul-Americana de 2023. O duelo entre Fortaleza e LDU-EQU será comandado por Jesus Valenzuela, venezuelano que marcou presença em dois jogos da Copa do Mundo do Catar, no ano passado. O VAR estará sob o comando do argentino Jorge Baliño.

+ Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp

Valenzuela apitou dois jogos do Fortaleza na fase preliminar da Copa Libertadores deste ano. O primeiro foi a vitória do Tricolor por 4 a 0 contra o Deportivo Maldonado-URU, na Arena Castelão. A segunda partida foi a derrota do Leão por 2 a 1 para o Cerro Porteño-PAR, fora de casa.

Completam a escala os assistentes Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN) e o quarto árbitro Angel Arteaga (VEN). Os auxiliares do VAR serão argentinos: Hector Paletta, Ezequiel Brailovsky e Silvio Trucco.

Fortaleza e LDU se enfrentam no próximo sábado, 28, a partir das 17 horas (de Brasília), no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.

O que você achou desse conteúdo?