Logo O POVO+
Em cenários distintos na Série B, Ceará e Sport fazem reedição da final do Nordestão
Esportes

Em cenários distintos na Série B, Ceará e Sport fazem reedição da final do Nordestão

Sem objetivos na competição, o Alvinegro recebe amanhã o Leão da Ilha do Retiro, que briga pelo acesso. Equipes disputaram o título regional neste ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lucas Ribeiro deve ser titular na defesa alvinegra (Foto: Felipe Santos/cearasc.com)
Foto: Felipe Santos/cearasc.com Lucas Ribeiro deve ser titular na defesa alvinegra

Sem qualquer pretensão no Campeonato Brasileiro da Série B — não há risco de rebaixamento e nem chance de subir para a Série A —, o Ceará recebe o Sport amanhã, às 19 horas, no Castelão, em confronto que relembra a decisão da Copa do Nordeste da atual temporada, vencida pelo Alvinegro em maio passado, além de ter extrema relevância para o time pernambucano, brigando firme pelo acesso.

Com 59 pontos, o Sport está na segunda colocação e, ainda que seja derrotado no Castelão, mantém ao menos a quarta colocação, dentro do G-4 da competição, já que o Guarani, quinto lugar, soma 55 pontos. Entretanto, eventual insucesso da equipe comandada por Enderson Moreira tem potencial para atrapalhar bastante os recifenses na reta final da Segundona, especialmente se Criciúma, Novorizontino, Mirassol e o próprio Guarani vencerem seus jogos na 34ª rodada.

Para o jogo, pelo lado do Vovô, o técnico Vagner Mancini ainda pensa na montagem da equipe, mas mudanças devem ocorrer, especialmente porque o rendimento tem sido muito ruim — já são seis jogos sem vitória, com quatro derrotas e dois empates no período. O que é certo é a impossibilidade de utilização de dois jogadores suspensos: o atacante Janderson e o zagueiro David Ricardo.

Diante do Avaí, o Ceará teve três desfalques por contusão: o zagueiro Tiago Pagnussat (lesão no músculo posterior da coxa esquerda), o lateral-esquerdo Willian Formiga (lesão na panturrilha direita) e o volante Caíque (tendinopatia patelar esquerda). O trio também deve ser baixa contra o Rubro-Negro.

Nos confrontos mais recentes, o comandante alvinegro tem testado variações na formação titular e também no esquema tático para avaliar outras peças do elenco.

Escolhido pela direção do Ceará para liderar a reformulação do elenco visando o ano que vem, Mancini começou a observar de perto jogadores da categoria de base do clube em jogo-treino realizado na última terça-feira, 24 — vitória dos profissionais por 3 a 1.

Justamente em função do bom desempenho na atividade, o treinador chamou seis jogadores para os treinamentos com o time principal: o goleiro Carlos, os zagueiros Yago e Boateng, o lateral-direito Zé Neto e os atacantes Ezequiel e Daniel. Este último, entretanto, não foi inscrito na Série B.

Após o encontro diante do Sport — nos cinco jogos mais recentes entre eles, duas vitórias para cada lado e um empate — o Ceará terá mais quatro jogos na Série B. Pela ordem, visita o Botafogo-SP em Ribeirão Preto; recebe o Mirassol; enfrenta o Vila Nova em Goiânia; e encerra a participação diante do Juventude, em Fortaleza.

Os dois últimos encontros com a torcida na temporada 2023 serão realizados no estádio Presidente Vargas para diminuir o prejuízo financeiro que o Alvinegro vem tendo nos jogos no Castelão.

Meia Guilherme Castilho e lateral Ewerthon disputam lance no jogo Ceará x Sport, na Arena Castelão, pela final da Copa do Nordeste 2023
Meia Guilherme Castilho e lateral Ewerthon disputam lance no jogo Ceará x Sport, na Arena Castelão, pela final da Copa do Nordeste 2023

Ceará defende invencibilidade de dez jogos diante do Sport em casa; veja retrospecto

O Ceará recebe o Sport às 19 horas da próxima sexta-feira, 27, na Arena Castelão, pela 34ª rodada da Série B. Apesar de o Sport viver uma boa fase e ser o atual vice-líder do campeonato, o Alvinegro tem um histórico favorável nas partidas em que teve o mando de campo diante do Rubro-Negro.

Mesmo não tendo vantagem no retrospecto geral do duelo, com 14 vitórias em 42 jogos contra o Leão da Ilha do Retiro, o Vovô apresenta confiança para enfrentar o adversário recifense em casa. O Ceará acumula 29 gols marcados e 18 sofridos em confrontos como mandante.

Pela Segundona, o histórico de embate entre as equipes com o mando de campo do Ceará é equilibrado: duas vitórias para cada lado e dois empates.

No último encontro em solo cearense, no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste deste ano, o Vovô venceu o Sport 2 a 1, no Castelão. Os gols dos donos da casa foram anotados por Guilherme Castilho e Vitor Gabriel.

Além dos desfalques, o Ceará vai para o jogo com oito atletas pendurados: o goleiro Richard, os zagueiros Lucas Ribeiro e Tiago Pagnussat, os laterais Willian Formiga e Danilo Barcelos, o volante Richardson e os atacantes Nicolas e Saulo Mineiro.

Confira os últimos cinco confrontos entre Ceará x Sport:

  • Sport 2x0 Ceará - Série B de 2023
  • Sport 1x0 Ceará - Copa do Nordeste de 2023
  • Ceará 2x1 Sport - Copa do Nordeste de 2023
  • Ceará 3x2 Sport - Copa do Nordeste de 2023
  • Ceará 0x0 Sport - Copa do Nordeste de 2022

Por Lara Santos/Especial para O POVO

O que você achou desse conteúdo?