O termo Clássico-Rainha foi criado pelo O POVO em novembro de 2019, em uma matéria editada pela repórter Domitila Andrade e escrita pela repórter Iara Costa.
A matéria tratava da final do primeiro turno do Estadual, no qual o Ceará venceu o Fortaleza por 3 a 2, e foi publicada na edição do jornal impresso do dia 14 de novembro daquele ano.
"Matutei alguns minutos e deixei que um incômodo apurasse: porque um jogo com 22 mulheres era chamado de rei? Assim como a seleção feminina chegou a usar por anos os uniformes não adaptados da categoria masculina, herdado do futebol masculino, o termo não vestia bem. O título naquela capa casou também com uma foto do fotógrafo Pedro Chaves em que duas jogadoras dos times rivais se abraçavam, cena pouco provável em um Clássico-Rei. Um futebol feminino retratado à altura em título e foto", relembrou Domitila.