O Fortaleza Basquete Cearense enfrenta hoje o maior dos desafios da atual temporada do NBB. Embalado com cinco triunfos seguidos após vencer o Pato Basquete por 76 a 75, o Carcalaion vai até a Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG, jogar diante do Minas Basquete às 19 horas.
O adversário não é qualquer um, mas atualmente o líder da competição. Com 90% de aproveitamento e 19 pontos conquistados em 10 jogos, o Minas Basquete tem sido a equipe mais consistente do torneio, seguido justamente pelo time cearense, na segunda colocação. Com 88,9% de aproveitamento e 17 pontos conquistados, o Fortaleza BC vai em busca da liderança da competição.
Em dez jogos disputados, apenas uma derrota foi contabilizada na campanha do Minas e nove triunfos já foram conquistados. O revés ocorreu com a equipe atuando em solo mineiro. Pelo sétimo jogo da temporada, o grupo comandado pelo técnico Leonardo Costa foi superado pelo Franca por 81 a 71, perdendo três quartos.
Atuando fora de casa, o Carcalaion possui um retrospecto positivo na atual temporada. Em quatro jogos, foram três vitórias e apenas uma derrota. O revés ocorreu diante do Paulistano, quando o time cearense foi superado por 80 a 73.
No histórico recente, o Basquete Cearense está há cinco jogos invicto, sendo o último triunfo conquistado sobre o Pato Basquete, fora de casa, na quarta-feira. Ao todo, o time tem oito vitórias e uma derrota na competição.
Após o embate diante do Minas, a equipe comandada por Flávio Espiga disputará os dois próximos jogos como mandante, no ginásio da Unifor, conforme divulgado pelo presidente da agremiação, Thalis Braga.
A alteração, que tira os jogos do Centro de Formação Olímpica (CFO), ocorre por conflitos com a agenda do local, que já tinha um evento programado entre os dias 6 e 8 de dezembro. O Fortaleza BC enfrenta o União Corinthians como mandante no próximo dia 6, às 19h30min, e dois dias depois recebe o Caxias do Sul às 19h30min.