Logo O POVO+
Como Acopiara virou sede do projeto milionário
Esportes

Como Acopiara virou sede do projeto milionário

Edição Impressa
Tipo Notícia

Antes de decidir a cidade que receberia a academia de futebol, o bielorrusso Saksonau Dzmitry estava em dúvida sobre onde aportar o investimento: Brasil ou África do Sul? A cultura de futebol, geração de talentos e a força já conhecida no esporte colocavam o país tupiniquim em vantagem.

Mas como decidir em qual cidade investir num país com dimensões continentais no qual Dzmitry nunca havia visitado? O desembarque do projeto da Blockchain Sports em Acopiara passa por uma conexão entre duas figuras: o cearense Lima Demoura, ex-jogador com passagens por Flamengo e clubes do leste europeu, e o lituano Mindaugas Matula, agente de futebol.

Os dois formaram uma parceria entre 2007 e 2013, quando Lima jogava profissionalmente e havia acabado de deixar a base do Flamengo para atuar no leste europeu. Mindaugas se tornou o agente do cearense natural de Acopiara.

Da colaboração profissional, Lima e Mindaugas mantiveram a amizade. O lituano é amigo de Dzmitry, tinha conhecimento do empreendimento do bielorrusso no futebol e fez a conexão entre o empresário e o ex-cliente, que passou a ser treinador após encerrar a carreira como jogador e era envolvido em projetos sociais ligados ao esporte.

"Através do Mindaugas, surgiu esse projeto. Ele fez a ponte, conhecia o Dzmitry. Mindaugas veio aqui, fizemos um evento, conheceu o espaço, a região e levou a ideia para o Dzmitry, que apostou e resolveu fazer o projeto aqui", explica Lima.

O que você achou desse conteúdo?