Sensação do NBB, o Fortaleza Basquete Cearense volta a jogar em casa depois de uma sequência de jogos visitando adversários. O time, invicto como mandante nesta temporada, recebe o União Corinthians e o Caxias do Sul no ginásio da Universidade de Fortaleza (Unifor), amanhã e sexta-feira, respectivamente. As partidas serão disputadas às 19h30min.
O Carcalaion tem o segundo melhor aproveitamento da disputa (80%), empatado com o Flamengo, mas se encontra na terceira colocação na tabela, abaixo do time carioca, em razão do saldo de pontos.
Líder do campeonato é o Minas. Na última semana o Carcalaion enfrentou a equipe mineira e protagonizou a partida mais emocionante da temporada, mas acabou perdendo para o adversário.
No confronto que valia a liderança da competição, disputada na Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG, o escrete tricolor foi dominado nos dois primeiros quartos e foi para os dois últimos quartos precisando reverter uma desvantagem de 21 pontos.
Os comandados pelo técnico Flávio Espiga demonstraram grande poder de reação e empataram o confronto no último quarto, forçando a prorrogação. No tempo extra, o Minas conseguiu selar a vitória.
Apesar da derrota, o Fortaleza BC volta a disputar partidas em seus domínios ainda mais fortalecido. Antes de encarar os mineiros, os cearenses bateram cinco adversários seguidos.
No geral, o Carcalaion tem oito vitórias e duas derrotas na competição. O clube superou Mogi, São José, Bauru, São Paulo, Unifacisa, Pinheiros, Corinthians e Pato Basquete. Os dois reveses ocorreram nos encontros com Paulistano e Minas, ambos fora de casa.
O grande destaque da equipe até agora é o argentino Sebastian Orresta, com média de pontos de 12,7 por partida, a maior do elenco. O armador lidera ainda as estatísticas de rebotes, com média de cinco por jogo.
Outro destaque do Fortaleza BC é o norte-americano Dexter McClanahan. O dono da camiseta 22 tem a segunda maior média de pontos da equipe, com 12,2 por jogo.
Os próximos adversários do Carcalaion fazem campanhas da segunda metade da tabela. O União Corinthians e Caxias estão com mesmo aproveitamento de 36,4%, com quatro vitórias e sete derrotas.