Homenageado na 51ª edição da Noite das Personalidades Esportivas, na segunda-feira, o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, falou com exclusividade ao O POVO sobre a situação do centroavante Gustavo Coutinho, de 24 anos, artilheiro da Série B 2023 com 14 gols cedido pelo Tricolor ao Atlético-GO por empréstimo nesta temporada.
O atacante, revelado nas categorias de base do Fortaleza, tem contrato com o Leão até o fim de 2024. O dirigente tricolor rasgou elogios ao jogador e ressaltou que a utilização do atleta para o próximo ano está sob avaliação.
"Coutinho fez uma ótima Série B. O Fortaleza sempre acreditou no jogador e eu posso dizer particularmente por sempre ter renovado o contrato dele mesmo sem ele jogar no Fortaleza, pois eu via o talento jovem, goleador. Fez mais um grande ano. Tem propostas inclusive do exterior e a gente vai avaliar. Caso não tenha uma boa proposta, existe a possibilidade dele ser integrado. O assunto Coutinho especificamente não foi tratado com Vojvoda", afirmou Paz.
O debate sobre a permanência de Coutinho no Pici para 2024 ganhou repercussão não só pelo destaque em 2023, quando marcou 16 gols em 37 partidas pelo Atlético-GO e ajudou na conquista do acesso, mas também pela vaga que se abriu no setor ofensivo com a saída de Silvio Romero. O argentino foi a terceira opção do ataque no ano, atrás na concorrência com Thiago Galhardo e Juan Martín Lucero.
Desde 2020, a diretoria do Fortaleza tem renovado o contrato e emprestado Coutinho para outras equipes para ganhar experiência. Ele passou por Cabofriense, Operário, Botafogo-PB, Sport e, por último, Atlético-GO.
Em 2022, o atacante se destacou pelo Botafogo-PB ao balançar as redes 19 vezes em 32 jogos, sendo um dos artilheiros do Brasil e principal nome do Belo na campanha na Série C. Antes do término da competição nacional, o jogador se transferiu no mesmo ano para o Sport para jogar a Série B, novamente emprestado, onde fez dois gols em 16 partidas.
Em 2023, com a permanência de Romero e Galhardo no elenco, além da contratação de Lucero, Coutinho ficou sem espaço, foi emprestado ao Atlético-GO e brilhou.
Para 2024, o centroavante possui credenciais suficientes para ganhar uma oportunidade no elenco principal do Tricolor.