O Conselho Deliberativo do Fortaleza elegeu na noite de quinta-feira, 14, no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil, a nova diretoria executiva do clube. Com as renúncias do presidente Marcelo Paz e do vice-presidente Geraldo Luciano, migrando da instituição para a SAF, os conselheiros precisaram escolher a nova cúpula que permanecerá à frente do Tricolor do Pici até 2024.
Alex Santiago, que estava como vice-presidente, assumiu a presidência do Fortaleza Esporte Clube. Os conselheiros elegeram como vice-presidentes José Carlos Braide Nogueira da Gama Filho e Cláudio Maurício Muniz Rodrigues.
“Essa reorganização em termos de ocupação de cargos em nada mudará o que realmente importa: todos seguimos juntos, sem importar o cargo, pelo nosso único compromisso, fazer o Fortaleza vencer! Vamos por mais!”, escreveu Alex Santiago nas redes sociais.
O dirigente será o 94° presidente da história do Fortaleza. Conselheiro do clube desde 2014, Alex Santiago participa ativamente da trajetória do Tricolor do Pici há seis anos, quando conheceu Marcelo Paz. Em 2021, assumiu a diretoria de futebol, sendo responsável pela vinda do técnico Juan Pablo Vojvoda e pela construção dos elencos do Leão nas últimas temporadas. Profissionalmente, atua como advogado e professor universitário.
Durante o evento, ainda houve a votação para criação de novos departamentos, além da designação de nomes para os postos. João Fontenele Tahim (financeiro), Paulo César Barbosa da Silva (esportes), Thiago Fujita (responsabilidade social) e Iuri Pinheiro (embaixada) são os novos diretores do Fortaleza. Arthur Lídio, que atuava no administrativo, será responsável pelo departamento de serviços compartilhados. Rodrigo Clementino Monteiro (patrimônio), Francisco Rubens Lima Barbosa (ouvidoria) e Germano Palácio (jurídico) foram mantidos nos cargos.
A diretoria do Fortaleza será responsável por administrar todo o clube, com exceção do futebol, que ficará sob responsabilidade da SAF, com Marcelo Paz de CEO (diretor-executivo), com Geraldo Luciano presidindo o Conselho de Administração, atuando mais na área estratégica da agremiação.
Em processo de transição, a previsão orçamentária do clube será votada pelo Conselho Deliberativo no dia 21 de dezembro (quinta-feira), com horário e local a definir.
A partir da implementação da SAF, o orçamento será de responsabilidade do Conselho de Administração. A ideia é que em 2025 a Sociedade Anônima do Fortaleza seja a responsável por tudo relacionado ao futebol, enquanto a instituição cuidará do patrimônio e das outras modalidades esportivas do clube.