O Ferroviário recebe hoje o ASA-AL, às 16 horas, pela primeira fase das eliminatórias da Copa do Nordeste. O embate acontecerá no Estádio Presidente Vargas e será a estreia do clube da Barra do Ceará na temporada, em meio às mudanças no elenco e na comissão técnica. O novo treinador, Matheus Costa, substituiu Paulinho Kobayashi, que foi para o Capital-DF.
Siga o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
Em jogo único, o Tubarão repetirá o resultado do confronto de 2023 contra os alagoanos, pela mesma fase do torneio. Na ocasião, os cearenses avançaram nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Caso se classifique hoje, o Ferroviário precisará passar por outra eliminatória para alcançar a etapa de grupos.
Na segunda etapa prévia, os oito qualificados duelarão com base nas posições no ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O melhor ranqueado enfrentará o oitavo melhor, o segundo terá pela frente o sétimo e assim por diante. Os quatro vencedores ganharão vaga na fase de grupos do Nordestão.
A preparação do Ferroviário incluiu um amistoso contra o Horizonte, no último dia 30 de dezembro. Os times empataram em 1 a 1 e o gol coral foi marcado pelo meia Soares, uma das contratações para 2024.
O atleta, que tem 26 anos, elogiou a evolução do time da Barra. “Desde que eu cheguei, a preparação está sendo boa. Trabalho está sendo bom com o professor. A gente está vendo a evolução. Sei que a gente vai conseguir os objetivos da gente na estreia, no sábado”, afirmou Soares.
Com o pensamento no confronto decisivo, na terça-feira, 2, ocorreu um trabalho tático e o comandante coral esboçou possíveis escalações para encarar os alagoanos. Na quarta, 3, o foco foi direcionado para as transições defensivas e ofensivas, além da prática de finalizações. Na manhã de ontem, o Tubarão realizou treino de apronto.
O ASA, por sua vez, chegou a Fortaleza na quinta-feira, 4. Nos últimos dias, o técnico Leandro Sena vinha realizando trabalhos táticos com o elenco. Na manhã de ontem, a equipe treinou no CT do Floresta.
No dia 27 de dezembro, os alagoanos enfrentaram o Confiança-SE em amistoso e venceram por 1 a 0, com tento do atacante Iago Santos. Apesar do resultado positivo, o meio-campista Wescley deixou o campo lesionado e não estará disponível contra o Tubarão da Barra.
Outros desfalques, que não viajaram, incluem o volante Zé Wilson e o atacante Júnior Viçosa, que estão em período de transição após lesões. O zagueiro Cristian Lucca continua realizando tratamento pré-operatório e sua cirurgia deve acontecer nesta semana.
Além do Nordestão, o Ferroviário disputará o Campeonato Cearense, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.