Após o anúncio da morte de Zagallo feito na madrugada de sábado, 6, diversas personalidades do futebol cearense e nacional manifestaram pesar pela partida do Velho Lobo, dentre eles os presidentes dos principais clubes do Estado.
CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz falou ao O POVO e exaltou a trajetória e importância de Mario Jorge Lobo Zagallo ao futebol brasileiro. "O legado de Zagallo é absurdo, é infinito. Primeiro pelo que fez como atleta sendo campeão mundial. Pelo que dizem foi um atleta muito determinado, ele mesmo não se dizia brilhante, mas ajuda muito o time", pontuou.
João Paulo Silva, presidente do Ceará, diz que Zagallo é uma referência no nosso futebol. "A história dele se confunde com a da nossa seleção. Lembro bem na minha adolescência, na época do nosso tetra, de como a figura do Zagallo representou a nossa nação", afirma João Paulo ao destacar a histórica conquista do quarto título do Brasil em uma Copa do Mundo.
As páginas das redes sociais de Fortaleza, Ceará e Ferroviário amanheceram neste sábado com homenagens a Zagallo. Antes da bola rolar em Ferroviário e ASA-AL, válido pelas eliminatórias da Copa do Nordeste 2024, foi respeitado minuto de silêncio no PV.
Pelo Brasil afora, algumas figuras de destaque do futebol nacional também se manifestaram sobre a morte de Zagallo. "Uma notícia muito triste, devastadora. Zagallo era meu melhor amigo no futebol, meu mestre. O cara me ajudou, me protegeu, me ensinou tudo que eu aprendi no futebol", disse Carlos Alberto Parreira, treinador do tetra, ao Sportv.
"Zagallo tem a mesma importância de um Pelé. Sempre foi muito vitorioso, deixou um legado importante para todos nós. Dia triste para o futebol. Todos sabem da minha relação com ele, na verdade a gente não tinha relação, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, tenho que admitir", disse Romário na sua cerimônia de posse na presidência do América, neste sábado. O atleta e o ex-treinador eram desafetos após o corte de Romário antes da Copa de 1998.
"Zagallo tem um significado enorme na minha vida e carreira, mas sua grandeza transcende as relações interpessoais. O que ele representa para o mundo, para o esporte e para o país é de uma dimensão tão fora do comum que, hoje, com a sua partida, muitos falarão em fim de uma era. Direi diferente: sua era é eterna. Zagallo Eterno tem 13 letras", escreveu Ronaldo Fenômeno em sua conta no Instagram. (colaboraram Samuel Pimentel e Lucas Mota)