Logo O POVO+
Contratação de Santos eleva briga pela titularidade com João Ricardo no gol do Fortaleza
Esportes

Contratação de Santos eleva briga pela titularidade com João Ricardo no gol do Fortaleza

João Ricardo terminou a última temporada em alta após boas atuações, mas terá um concorrente de peso no elenco a partir de fevereiro, quando Santos desembarca no Pici
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Santos seguirá no Flamengo em janeiro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo Santos seguirá no Flamengo em janeiro

Titular absoluto no maior recorte da última temporada, o goleiro João Ricardo seguirá como o camisa 1 do Fortaleza no início de 2024, mas ciente de que ganhará um concorrente de peso na posição em breve. Isso porque, a partir de fevereiro, Santos deixará o Flamengo e se tornará oficialmente arqueiro do Tricolor do Pici, o que eleva o nível da disputa da posição debaixo das traves.

Vojvoda viveu algo semelhante no início de 2023. Naquela ocasião, Fernando Miguel havia finalizado a temporada anterior como um dos principais destaques do time, mas a chegada de João Ricardo, também vindo de ótimo desempenho no rival Ceará, criou uma “dor de cabeça” para o treinador argentino. O remanescente começou como titular, mas acabou perdendo o posto para o recém-contratado.

João Ricardo, aos poucos, foi se firmando entre os 11 principais do Leão. Tornou-se peça importante na campanha até a final da Copa Sul-Americana e, na decisão, chegou a defender duas cobranças da LDU na disputa por pênaltis — desempenho que quase garantiu o título inédito ao clube. No Brasileirão, manteve a consistência e não comprometeu. Pelo contrário, contribuiu com diversas defesas importantes.

Apesar da solidez de João Ricardo no gol, a saída de Fernando Miguel, que era o reserva imediato, abriu uma lacuna que precisou ser preenchida. O Fortaleza não apenas repôs a posição, mas investiu alto em um jogador que carrega consigo um peso no nome. Com passagem pela seleção brasileira e um currículo recheado de títulos por Athletico-PR e Flamengo, como a Sula e Libertadores, respectivamente, Santos não foi bem em 2023, mas ocupa uma prateleira alta no cenário nacional.

Para tirar o arqueiro do Flamengo, o Fortaleza topou pagar 1 milhão de dólares (cerca de R$ 4,91 milhões na cotação atual) pela aquisição e firmou um contrato por três temporadas. Nas tratativas, ficou estabelecido que o vínculo de Santos com o Flamengo passa a ter duração até 31 deste mês, e o contrato com o Fortaleza será válido a partir de 1º de fevereiro. Ou seja, o goleiro jogará no clube carioca em janeiro e será utilizado em duelos do Estadual.

O Leão ainda precisou superar a concorrência no mercado da bola para fechar com o paraibano de 33 anos. Um clube da Arábia Saudita fez proposta pelo jogador, mas o Leão levou a melhor na disputa.

Assim, a disputa por posição entre João Ricardo e Santos começará, oficialmente, no segundo mês de 2024. Vojvoda, diante da alta quantidade de jogos e competições no primeiro semestre — serão cinco torneios diferentes nos primeiros seis meses do ano —, pode optar por fazer um rodízio entre os dois goleiros antes de tomar uma decisão definitiva. Mauricio Kozlinski e Bruno Guimarães são outros arqueiros que compõem o elenco.

 

Atacante Iarley comemora gol no jogo Fortaleza x CRB pela Copinha 2024
Atacante Iarley comemora gol no jogo Fortaleza x CRB pela Copinha 2024

Fortaleza enfrenta o Internacional pela segunda fase da Copinha e busca classificação

Após conquistar a classificação na liderança do grupo, com vitórias sobre Castanhal-PA, CRB e Vocem-SP, o Fortaleza agora tem pela frente o Internacional, pela segunda fase da Copinha. O confronto ocorre na tarde de hoje, às 15 horas, no Estádio Municipal Antônio Viana da Silva, em Assis (SP), onde o Tricolor realizou todos os confrontos do torneio até aqui.

A tabela da segunda fase foi detalhada na tarde da última quarta-feira, 10. O duelo terá transmissão da Cazé TV, no YouTube.

Na fase de grupos, o escrete vermelho-azul-e-branco estreou vencendo o Castanhal por 2 a 0, com gols de Iarley e Ryan Luka. Na sequência, bateu o CRB por 4 a 0: os tentos foram anotados por Kervin (duas vezes), Iarley e João Henrique. Contra o Vocem, mais um 2 a 0 para o Leão após Kervin e Amorim marcarem.

O setor ofensivo do Leão do Pici tem sido o destaque da equipe no torneio. Nomes como Kervin Andrade, com três tentos marcados e Amorim, com um gol anotado e duas assistências distribuídas, têm sido bem vistos pela torcida e observados pela diretoria do clube para utilização no elenco profissional.

Segundo o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, o clube deseja contar com pelo menos três atletas que estão disputando a Copinha na equipe profissional para a temporada de 2024. Dois destes citados devem ser os meias Kauan – que tem jogado de volante – e Amorim, que chegaram a ganhar poucos minutos na temporada anterior.

A terceira vaga ainda estaria em aberto. Iarley e Kervin são dois dos observados. Vale destacar que o novo executivo de futebol do Tricolor, Bruno Costa, tem acompanhado a campanha do Leãozinho de perto durante a Copinha e tem histórico com as categorias de base, inclusive na seleção brasileira.

O Fortaleza tenta igualar ou superar sua melhor campanha no torneio, que ocorreu na última edição, chegando às quartas de final, quando foi eliminado para o Santos. Algumas peças de destaque do Leão, como Amorim e e Riquelme, seguiram para esta edição.

Por sua vez, o Internacional venceu os dois primeiros confrontos, contra Santa Cruz e Velo Clube, mas ficou com a segunda colocação ao sofrer seu primeiro revés na competição, para o XV de Jaú. No certame, a equipe gaúcha marcou nove gols e sofreu apenas três.

O que você achou desse conteúdo?