Fortaleza e Ceará protagonizarão mais um Clássico-Rei na tarde de hoje, na Arena Castelão. O confronto, além de carregar extrema rivalidade e um peso histórico, será palco de um reencontro entre ex-concorrentes de posição. João Ricardo, goleiro do Leão, e Fernando Miguel, agora do Vovô, travarão um duelo particular no Gigante da Boa Vista.
O embate debaixo das traves já havia ocorrido em 2022, quando eles estavam em lados opostos: Fernando Miguel era do Fortaleza e João Ricardo defendia o Ceará. Naquela temporada, foram três duelos — um pela Copa do Nordeste, um pela Copa do Brasil e outro pela Série A —, com um empate e uma vitória para cada lado.
Após duas temporadas vestindo a camisa tricolor, Fernando decidiu trocar o Pici por Porangabuçu e foi um dos primeiros reforços anunciados pelo Ceará para a temporada de 2024. O caminho, inclusive, foi feito de forma contrária por João no início de 2023, quando ele trocou o Alvinegro pelo Tricolor.
Com coincidências nas carreiras, os arqueiros voltarão a se encontrar no primeiro clássico da temporada. Companheiros de equipe por um ano, eles dividiram vestiário e se tornaram exemplo de disputa sadia no Pici.
Em 2023, Fernando Miguel disputou 27 jogos pelo Fortaleza, sendo a maioria no primeiro semestre — quando o concorrente ainda estava se adaptando ao clube. Com o passar dos meses, João Ricardo assumiu a titularidade absoluta e terminou o ano com 50 partidas realizadas.
Com grande destaque, o camisa 1 acabou deixando o então número 16 sem espaço — o que contribuiu para a mudança de ares. Agora no Ceará, o goleiro de 39 anos mostrou entusiasmo ao projetar o primeiro Clássico-Rei com a camisa alvinegra.
Nesta temporada, João Ricardo disputou seis das sete partidas do Leão — Santos, goleiro contratado para este ano, atuou uma vez. Já Fernando Miguel foi titular em 5 dos 6 jogos do Vovô — Richard, reserva imediato, atuou em duas oportunidades.