Em uma de suas melhores performances nesta temporada, Beatriz Haddad Maia estreou com uma boa vitória no Torneio de Wimbledon, ontem. Mais à vontade na grama, a tenista número 1 do Brasil superou a polonesa Magdalena Frech por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em uma hora e 50 minutos de confronto.
Na segunda rodada, Bia vai enfrentar a colombiana Camila Osorio, de 22 anos e 84ª do mundo — já foi a 33ª em 2022. As duas tenistas se enfrentaram apenas uma vez no circuito, com vitória da brasileira no saibro de Roma, no ano passado.
"Agora vou trabalhar o meu corpo, cuidar da minha cabeça e me preparar para amanhã para enfrentar a Camila Osorio, que é uma sul-americana também. É muito especial ter duas sul-americanas se enfrentando num Grand Slam. Vai ser duro, mas me sinto preparada e competitiva", comentou Bia, ao fim da partida.
O resultado e o desempenho da brasileira ontem contrastam com a campanha que ela vinha fazendo na curta temporada de grama até agora. Em ano irregular no circuito, a 20ª do mundo vinha de apenas uma vitória na rápida superfície e quatro derrotas nos cinco jogos anteriores à estreia em Wimbledon.
Ontem, porém, ela elevou o nível de atuação e mostrou solidez tanto no fundo de quadra quanto na rede, com belos voleios. Em Londres, Bia tenta defender os pontos conquistados com a boa campanha do ano passado, quando abandonou nas oitavas de final após sentir dores nas costas.
A estreia de Bia estava marcada inicialmente para terça-feira, 2. No entanto, a chuva atrapalhou a programação e a brasileira só pôde entrar em quadra ontem. Mesmo assim, Bia e Frech só puderam jogar dois games até que o mau tempo voltasse a paralisar a rodada.
Quando a partida foi retomada, a tenista brasileira manteve o ritmo dos primeiros pontos e foi para cima da rival, atual 58ª do mundo, no sétimo game. Bia faturou a primeira quebra do jogo e abriu vantagem. A polonesa devolveu na sequência e empatou em 5/5. Mas a brasileira manteve o jogo agressivo, quebrou de novo no 11º game e encaminhou a vitória no primeiro set.
A segunda parcial contou com Bia jogando ainda melhor, mais consistente e se defendendo muito bem das bolas fundas da polonesa. Ela faturou a quebra no 7º game, abriu 4/3 e manteve a confiança em alta. Chegou a desperdiçar dois match points no saque da adversária, mas não perdoou em seu saque, no game seguinte.
"Foi um jogo duro, uma primeira rodada de Grand Slam contra uma adversária perigosa. Estou feliz com a minha atitude, com o espírito de competitividade e, principalmente, por ter enfrentado os momentos duros com bastante coragem", analisou a número 1 do Brasil.