A campanha como mandante do Fortaleza no Brasileirão desta temporada tem rendido ao clube diversas possibilidades de feitos marcantes. Além de ter a chance de igualar o Palmeiras com a segunda maior sequência de vitórias em casa em uma única edição do torneio, o Leão pode se tornar o quarto time da história a terminar uma Série A invicto em seus domínios.
Somente três equipes conseguiram tal façanha na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. O primeiro foi o Grêmio, em 2009. Naquela temporada, o Imortal, que terminou o torneio na nona posição, emplacou 14 vitórias e cinco empates nos 19 jogos que disputou em Porto Alegre – ou seja, aproveitamento de 82%.
A campanha como mandante “salvou” o Grêmio, já que o Tricolor, fora de casa, venceu um único jogo e amargou 13 reveses. Dos 55 pontos que o time gaúcho conquistou em 2009, 47 foram provenientes dos jogos no Olímpico, antigo estádio do clube, o que representa 85%. O Atlético-MG foi outro time que conseguiu terminar um Brasileirão sem nenhuma derrota em casa.
O feito protagonizado pelo Galo aconteceu na edição de 2012, quando venceu 14 rivais e empatou contra outros cinco atuando como mandante, mesmo rendimento do Grêmio em 2009. Mas, diferente do Imortal, o Alvinegro conseguiu manter a regularidade fora de casa e terminou como vice-campeão da Série A daquele ano, com 72 pontos somados, cinco a menos que o Fluminense.
Por fim, o Flamengo foi a última equipe que conseguiu repetir a proeza de Grêmio e Atlético-MG. Em 2019, sob comando do treinador Jorge Jesus, o Rubro-Negro, que foi campeão de forma soberana, não tomou conhecimento dos adversários jogando no Maracanã e teve 93% de aproveitamento: foram 17 vitórias e dois empates. O time carioca marcou 56 gols e sofreu 18.
+ Confira mais matérias sobre o Fortaleza Esporte Clube
O Fortaleza caminha para se colocar neste seleto grupo de times que conseguiram o feito. Nesta temporada, o Leão do Pici é o único clube ainda invicto como mandante na Série A e acumula 12 vitórias consecutivas na capital cearense – além dos três empates obtidos no início da competição. O desempenho tricolor é o melhor entre todas as equipes que compõem a atual elite nacional.
Restando nove jogos para o fim do certame, os comandados de Vojvoda possuem mais quatro confrontos a disputar em casa, contra Atlético-MG, Vasco, Flamengo e Internacional. Destes, o Rubro-Negro, o Colorado e o Galo aparecem com destaque entre os melhores visitantes e protagonizam a terceira, quarta e sexta melhor campanha no quesito, respectivamente.
Grêmio (2009)
Atlético-MG (2012)
Flamengo (2019)