Com festa da torcida e três gols no segundo tempo, seleção brasileira chegou à segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias da Copa na noite de ontem. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), a Amarelinha goleou o Peru por 4 a 0, em jogo da 10ª rodada do torneio.
Os gols foram marcados por Raphinha (duas vezes), Andreas Pereira e Luiz Henrique. Com o resultado positivo, o time de Dorival Júnior segue na quarta colocação na tabela de classificação, agora com 16 pontos somados, atrás de Argentina, Colômbia e Uruguai.
Após uma atuação sem brilho na vitória contra o Chile, na última quinta-feira, 10, o Brasil entrou em campo precisando apresentar um melhor futebol ao torcedor, que compareceu em bom número — 60 mil pessoas. No entanto, ficou apenas na teoria. Com pouca inspiração, a seleção pouco assustou e, inclusive, levou o primeiro gol do duelo.
Aos 11 minutos, Edison Flores balançou as redes. No lance, porém, o atacante peruano estava em posição de impedimento e o tento foi anulado pelo árbitro uruguaio Esteban Ostojich.
Após o "susto", o time brasileiro conseguiu se recuperar no duelo, obteve maior controle da posse de bola e pouco sofreu defensivamente. Tanto que, aos 23, Raphinha carimbou o travessão após sobra de uma rebatida.
Com o crescimento da seleção mandante, o Peru adotou uma postura mais agressiva e cometeu diversas faltas para tentar frear a Amarelinha. A estratégia, no entanto, não deu certo.
Aos 35, a arbitragem assinalou pênalti para o Brasil após enxergar toque na mão de Zambrano em análise no VAR. Na cobrança, Raphinha bateu no canto direito e balançou as redes em Brasília.
Na segunda etapa, a seleção seguiu pressionando e conseguiu outro pênalti logo aos 5 minutos. No lance, Raphinha arrancou pelo meio e passou para Savinho, que tentou limpar a marcação e foi derrubado por Zambrano na área. Na marca da cal, Raphinha marcou o segundo gol no duelo.
Depois, a Amarelinha ainda criou chances com Gerson e Igor Jesus, mas foi Andreas Pereira que balançou o barbante mais uma vez na partida. Dois minutos depois de entrar em campo, o camisa 7 aproveitou bom cruzamento de Luiz Henrique e acertou um voleio de dentro da área, sem chances para Gallese.
Um minuto após o tento de Andreas, o Brasil voltou a marcar: em erro da defesa do Peru, Igor Jesus roubou a bola e tocou para Luiz Henrique finalizar no canto para assinalar o quarto gol brasileiro no jogo.
Confortável e com uma goleada no placar, o time de Dorival Júnior seguiu criando chances até o final da partida, principalmente com Bruno Guimarães e Luiz Henrique, mas não conseguiu marcar e finalizou o duelo com um 4 a 0 importante para a sequência das Eliminatórias.
A equipe canarinho voltará a campo nos dias 14 e 19 de novembro, contra Venezuela e Uruguai, respectivamente, nos últimos compromissos pelo torneio em 2024.
Brasil
4-3-3: Ederson, Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André), Gerson e Raphinha (Endrick); Savinho (Luiz Henrique), Rodrygo (Andreas) e Igor Jesus (Matheus Pereira). Téc: Dorival Júnior
Peru
3-5-2: Gallese; Miguel Araújo, Zambrano e Callens; Advíncula (Andy Polo), Cartagena, Castillo (Sonne), Peña (Murrugarra) e López; Bryan Reyna (Ramos) e Edison Flores (Grimaldo). Téc: Jorge Fossati
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF
Data: 15/10/2024
Árbitro: Esteban Ostojich-URU
Assistentes: Carlos Barreiro-URU e Andrés Nievas-URU
Gols: 37min/1ºT e 8min/2ºT - Raphinha; 27min/2ºT - Andreas Pereira; 29min/2ºT - Luiz Henrique
Cartões amarelos: Vanderson (BRA); Reyna, Gallese, Zambrano, Castillo e Cartagena (PER)
Público: 60.139 presentes