O Campeonato Cearense de 2025 terá um novo personagem para a sua disputa. Estreante e caçula na Série A do Estadual, o Cefat Tirol chegará no Manjadinho do próximo ano com objetivo de surpreender e causar uma boa primeira impressão.
Jovem – tem apenas 13 anos de fundação e 3 anos como clube profissional –, o Tirol foi o primeiro clube cearense a se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), tendo feito parceria com a rede farmacêutica cearense Pague Menos. Originalmente, o time era chamado Grêmio Recreativo Pague Menos.
Nascido de um projeto social encabeçado por Sávyo Santos, atual diretor administrativo da equipe, o Time da Coruja, como também é conhecido, começou sem muitas pretensões, reunindo os funcionários da empresa farmacêutica para jogar futebol. No entanto, a ideia agradou Sávyo, que ousou sonhar um pouco mais e transformou o projeto social em um clube profissional.
O pontapé inicial para a decisão de se profissionalizar veio em 2021, quando um “cria da base” do Tirol brilhou em território nacional. O atacante Caio Vidal, ex-Internacional, passou como adolescente pelo Tirol, antes de ir para o Porto-PE, onde jogou até se transferir para o Colorado, em 2019.
Outro jovem que também surgiu no Grêmio Recreativo Pague Menos foi o atacante e artilheiro do Ceará, Erick Pulga. Os atletas, entretanto, não renderam lucro ao clube.
Este cenário motivou Sávyo a convencer Deusmar Queirós, dono da Pague Menos, de que o time necessitava virar um clube profissional para evitar que futuras joias fossem perdidas sem que houvesse um retorno financeiro que pudesse ajudar o projeto a continuar formando atletas e cidadãos.
“Sávyo me mostrou a importância do projeto para a comunidade e o quão necessários esses retornos financeiros são, podendo ser utilizados justamente para dar melhores condições aos nossos atletas”, disse Deusmar. “Nosso objetivo é formar boas pessoas, bons atletas, dar a oportunidade para que eles se desenvolvam e amadureçam aqui no Tirol, para aí sim alçar voos mais altos”, completou Sávyo.
Com o intuito de captar e formar jovens sem perder a oportunidade de ter um retorno de recursos financeiros, o Tirol nasceu para o futebol profissional em 2021 e vira SAF em 2022.
“O intuito de virar SAF foi para facilitar o nosso funcionamento. Com Deusmar Queirós sendo o presidente da nossa associação e ele sendo, não um apaixonado por futebol, mas sim um aficionado por empreender, nós entendemos que nos tornar um clube-empresa seria melhor para o processo de construção e organização do clube”, explicou Sávyo.
A ascensão foi rápida: vice-campeão da terceira divisão do Campeonato Cearense já no seu primeiro ano como profissional. Neste ano, o primeiro título adulto, sendo campeão da segunda divisão do Estadual.
Estreando na primeira divisão do Estadual, o Tirol pretende aumentar o investimento feito na temporada 2024, quando foram movimentados cerca de R$ 2,5 milhões entre todas as categorias do clube. Segundo Sávyo, 70% dos recursos vêm do “mecenas”.
Em crescimento desde 2008, quando ainda estava no papel, o projeto hoje conta com uma grande infraestrutura situada no bairro Carlito Pamplona, mais precisamente na comunidade do Tirol, homônimo e inspiração para intitular o clube.
Atualmente, o Time da Coruja conta com dois campos sintéticos, além de uma quadra de futsal em seu terreno. Nas instalações do clube, estão presentes consultórios de profissionais da saúde — como médico, fisiologista, psicólogo, entre outros — e até mesmo sala de aula para as categorias mais jovens. Ainda no terreno, uma academia é disponibilizada para os atletas treinarem.
Questionado sobre a pretensão do time na estreia na Série A do Campeonato Cearense, em 2025, Deusmar Queirós afirmou que é “muito ousado” para um clube como o dele, “que mal começou e vem da periferia da cidade”, querer disputar logo de cara um campeonato com equipes do nível de Ceará e Fortaleza.
“Nós sabemos o nosso lugar, nós não temos pretensão de enfrentar e desafiar ninguém. Só queremos participar e, de preferência, continuar na Série A”, admitiu.
Sávyo reafirma o objetivo, mas se permite a acreditar na possibilidade de ir mais longe. “Eu falo do fundo do meu coração, como gestor do projeto, eu quero classificar, eu quero uma vaga na Série D, eu quero cruzar as fronteiras do Estado do Ceará para jogar um campeonato brasileiro”, falou.
Para começar a preparação, o Time da Coruja teve uma troca no comando técnico. O ex-treinador do clube, Nilson Corrêa foi desligado do Tirol após não conseguir avançar de fase na Taça Fares Lopes. Fabiano Soares foi anunciado pela equipe cearense. O técnico de 58 anos possui passagem por Compostela-ESP, Athletico-PR, Vitória-BA e Tubarão-SC.
O clube também anunciou a chegada de quatro reforços: o laterais-esquerdos Tadeu Araújo e Zé Carlos, o volante Pio e o atacante Siloé.
O Tirol estreia no Campeonato Cearense 2025 no dia 18 de janeiro contra o Ceará, atual campeão estadual, na Arena Castelão, às 16h40min.